Ainda existe demanda para “Incêndios”, o espetáculo que deu o Prêmio APTR à atriz Marieta Severo (de “As Centenárias”) e o Prêmio Shell ao diretor Aderbal Freire-Filho (também de “As Centenárias”). Após três temporadas no Rio, totalizando nove meses não consecutivos em cartaz, com ingressos esgotados, a peça retorna à cidade, para uma temporada de três finais de semana no Theatro Net Rio, em Copacabana. Vai ser de 18 de março a 3 de abril.

Espetáculo tem duas horas de duração (Foto: Leo Aversa)
Espetáculo tem duas horas de duração (Foto: Leo Aversa)

Todos os atores e a equipe técnica já estão envolvidos com outros projetos, mas vão se reunir mais uma vez, para essa que deve ser a despedida da peça. Marieta Severo é a protagonista, na pele da árabe Nawal, uma mulher que o espectador já conhece morta. Sua saga é contada em retrospecto, a partir da leitura de seu testamento, em que deixa duas cartas para os filhos gêmeos: uma para ser entregue ao pai deles, que acreditavam morto, e outra para o irmão, que desconheciam a existência. Toda a história da personagem é uma saga permeada por décadas de uma guerra civil no Oriente.

– Eu preciso entrar em cena com a sensação ou a ilusão de que aquela peça pode tocar profundamente algumas pessoas. Não só divertir, dar um momento de prazer, como fazer com que aquelas pessoas pensem alguma coisa interessante, bacana para a vida delas, bacana socialmente. – diz Marieta em entrevista ao Teatro em Cena.

O texto é do dramaturgo Wajdi Mouawad, radicado no Canadá, mas nascido no Líbano. A tragédia já foi montada com sucesso em 15 países e adaptada para o cinema em 2010, o que valeu uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Quem trouxe a dramaturgia para o Brasil foi o ator Felipe de Carolis (de “Beatles Num Céu de Diamantes”), em sua primeira produção.

Atualmente, Felipe ensaia para fazer o musical “We Will Rock You” em São Paulo e prepara a montagem de outro texto de Wajdi Mouawad, “Céus”. Já Marieta está reservada para a peça “Agosto”, com estreia prevista para o segundo semestre. O elenco é completado por Keli Freitas (de “Mente Mentira”), Kelzy Ecard (de “El Pánico”), Fabianna de Mello e Souza (de “Instantâneos”), Marcio Vito (de “Criados em cativeiro”), Flávio Tolezani (de “Bull”), e Isaac Bernat (de “Cara de Fogo”).

_____
SERVIÇO: sex e sáb, 21h; dom, 20h. R$ 50 a R$ 150. 120 min. Classificação: 14 anos. Theatro Net Rio – Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana. Tel: 2147-8060.