A partir do dia 14 de abril, os atores Adriano Garib (de “Eu, o Romeu e a Julieta”) e André Arteche (de “Fazendo História”) vão contracenar em um espetáculo musical inédito. Chama-se “Elogio da Paixão” e ficará em cartaz no Centro Cultural Correios, no Centro, com repertório quase integral de Vinícius de Moraes. Mas também vai ter Tom Jobim e Toquinho. “Samba do Avião”, “Se Todos Fossem Iguais a Você”, “Como Dizia o Poeta” e “Samba em Prelúdio” são algumas das canções que permeiam a peça.

(Foto: Thiago Ristow)
(Foto: Thiago Ristow)

Na história, Garib interpreta Charles, um ator de 60 anos, bem sucedido, porém com a saúde debilitada devido aos anos de excesso. Com dificuldade de conseguir trabalho, contrata um jovem escritor para escrever seu último espetáculo teatral: uma peça que faça apologia à paixão. A incumbência fica para Daniel, papel de Arteche, um dramaturgo obcecado pelo filósofo Schopenhauer – um intelectual que não acredita no amor nem nos códigos românticos.

“Elogio da Paixão” tem texto e direção de Marcelo Pedreira (de “Dilúvio em Tempos de Seca”). Com esse trabalho, ele propõe um casamento inédito entre a obra de Vinícius de Moraes e a filosofia de Nietzche. “O filósofo alemão cobrou da estética moderna o laço perdido entre a música erudita e a espontaneidade que ele só via nos cortejos carnavalescos de sua época”, aponta. “Quem sabe Nietzche reconheceria não só em Vinícius de Moraes – o diplomata erudito que se dedicou à música popular – mas também no próprio povo brasileiro, em especial no carioca – com sua alegria genética e afirmação instintiva da vida – um antídoto contra o niilismo que tanto combatia?”

O musical também traz Marina Palha (de “S’imbora, o Musical”) no elenco, que tem direção musical de Felipe Habib (de “BarbarIdade”). Ela interpreta a filha atenciosa do ator consagrado, por quem o jovem dramaturgo se encanta imediatamente.

_____
SERVIÇO: qui a dom, 19h. R$ 20. 110 min. Classificação: 12 anos. De 14 de abril até 5 de junho. Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro. Tel: 2253-1580.