(Foto: Hugo Moura)
(Foto: Hugo Moura)

Os problemas envolvendo a Escola de Teatro Martins Pena são conhecidos. Para tentar ajudar, o ator Alexandre Borges (de “Eu Te Amo”) fará um recital de música e poesia na sede da instituição, na próxima segunda (8/6), às 19h. A entrada será gratuita, mas será passado um chapéu no fim da apresentação para que o público contribua com qualquer quantia. O valor arrecadado será repassado para o movimento Martins Sem Pena, uma iniciativa dos alunos da escola. “Fiquei muito sensibilizado com a situação da escola e acho que todos nós artistas devemos nos unir para contribuir com essa causa”, diz o ator, a frente do recital “Poema Bar”.

No mês passado, os estudantes organizaram uma manifestação artística para reivindicar melhorias. As reclamações envolviam quadro incompleto de professores, falta de infraestrutura básica e o repasse atrasado da verba da FAETEC. A Escola de Teatro Martins Pena é reconhecida historicamente como a mais antiga escola de teatro da América Latina, e lamenta-se seu estado de abandono pelas autoridades públicas.

Segundo o presidente do Grêmio Estudantil Felipe Bustamante, a ajuda de Alexandre Borges será fundamental. Para conseguir angariar o máximo de verba, o ator e seus companheiros de elenco – João Vasco, Mariana de Moraes e Sofia Vitória – estão convidando artistas que queiram recitar versos e que possam colaborar financeiramente com a causa. Os alunos também recitarão.

O “Poema Bar”, espetáculo levado para a escola, mescla a música do brasileiro Vinicius de Moraes com a poesia do português Fernando Pessoa. No recital, Alexandre declama versos de ambos os poetas e o pianista português João Vasco interpreta as músicas. Mariana de Moraes, neta de Vinicius, e Sofia Vitória fazem participações.