Os fãs da novela teen Malhação terão uma oportunidade de verem seus atores preferidos ao vivo no Rio de Janeiro. Estreia neste domingo (29/5) a peça “Jovem Estudante Procura”, com Amanda de Godói, Francisco Vitti, Vitor Novello (de “Peter Pan”), Paulo Hebrom (de “Um Amigo Diferente”) e Valentina Herszage (de “Era Uma Vez Uma Gata”), e traz ao palco diversos dilemas vividos por todo adolescente. Ela fica em cartaz até 31 de julho no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca.

(Foto: Vinicius Bertoli)
(Foto: Vinicius Bertoli)

Com texto de João Brandão (de “Los Pintores”) e direção de Isabella Secchin (de “O Sonho”), a história se passa no apartamento de Clara (Valentina Herszage), que se vê obrigada a alugar os quartos de onde mora como única forma de sobrevivência, após a morte do pai. A partir de um anúncio, cinco jovens vão morar juntos pela primeira vez. É então que Maria da Penha (Amanda de Godói), Gabriel (Francisco Vitti), Oso (Paulo Hebrom) e Salvador (Vitor Novello) chegam com histórias de vida e estilos bem diferentes. Como se não bastassem essas diferenças pessoais, eles se veem em apuros quando recebem a cobrança de uma dívida do apartamento, e vão ter que trabalhar outros valores essenciais como amizade, respeito e união para que tudo dê certo pra eles.

Apesar de serem rostos conhecidos pelo grande público só agora, Amanda, Francisco e Paulo estudaram teatro e Vitor convive no meio desde criança e estão há bastante tempo na estrada, colecionando impressionantes currículos. Empolgada, Amanda de Godói, conta em entrevista exclusiva ao Teatro em Cena como surgiu o convite para a peça: “Nós fomos convidados pela Bella Secchin [Isabella Secchin, diretora], nossa coach da novela, para fazermos o projeto. Em um ano de TV bate a saudade dos palcos, onde todos começamos. Adoramos as câmeras e o set de gravação, mas o palco tem seu valor sagrado, então estamos matando um pouquinho da saudade”.

Mesmo tendo como foco o público adolescente, Amanda deseja mais: “Esperamos o público jovem, mas também o adulto e infantil. Falamos da entrada do jovem na fase adulta, as dificuldades, os estresses, os amores, as responsabilidades e também falamos da busca pela autonomia e liberdade. Todos passaram ou vão passar por essa descoberta da identidade de cada um. Esperamos que o público se identifique”.

(Foto: Vinicius Bertoli)
(Foto: Vinicius Bertoli)

A atriz revela um pouco mais sobre a personalidade de Maria da Penha, e conta o que mais gosta em sua personagem: “Sua constante busca por identidade. Ela, orgulhosa por ser atriz de teatro, vive seus alter-egos e suas diferentes personalidades. Troca de nome como quem troca de roupa e vive a verdade de cada personagem que cria. Todos temos uma loucura nossa, e eu adorei a loucura da Maria da Penha. Tento trabalhar meus personagens a fim de humanizá-los, não ficar no estereótipo. Por isso, procuro descobrir qual é a loucura de cada personagem”.

O quarteto trabalha há um ano junto na TV e agora eles têm a oportunidade de viverem juntos personagens diferentes dos que representam na novela. Amigos e agora parceiros neste desafio, Amanda não poderia se demonstrar mais feliz com o novo passo em sua trajetória: “É bonito vê-los entregues a outros personagens, diferentes dos que fazemos na Malhação. A gente tem essa necessidade de viver tão intensamente que viver só a nossa vida não basta. Estamos agora vivendo novas vidas!”.

A intérprete de Nanda Tetel, em Malhação, conta que não teve tempo de fazer laboratório para a peça por conta da agenda atribulada das gravações, mas confessa o segredo para conseguir entrar na personagem: observar. “Foram pessoas do dia-a-dia que me inspiraram. Seja uma amiga, algum familiar, ou uma menina que tenha me chamado atenção no ônibus. Nós, atores, por natureza curiosos, temos que tirar o extraordinário de trás do ordinário. Fazer arte com o natural, o corriqueiro, o banal. Afinal, ela está ao alcance de todos, só basta a gente se permitir senti-la. A arte é democrática”, diz a atriz.

Mesmo com um currículo impressionante e participação em diversas peças e diversos filmes, não dá para não sentir aquele friozinho na barriga antes da estreia! “Mesmo com a experiência, o nervosismo da estreia é sempre o mesmo! Já estou me preparando pras borboletas no estômago!”, conta Amanda.

(Foto: Vinicius Bertoli)
(Foto: Vinicius Bertoli)

_____
SERVIÇO: dom, 18h30. R$ 60. 60 min. Classificação: 12 anos. Até 31 de julho. Teatro dos Grandes Atores – Barra Square – Avenida das Américas, 3555 – Barra da Tijuca. Tel: 3325-1645.