Após Oleanna, Gustavo Paso dirigirá outra peça de David Mamet

Depois de “Oleanna”, que vai fazer temporada em São Paulo, o diretor Gustavo Paso prepara a montagem de mais um espetáculo do dramaturgo americano David Mamet para novembro, no Teatro Poeirinha, em Botafogo. É “Race”, estreada originalmente na Broadway no fim de 2009, tratando de temas polêmicos como abuso sexual e racismo. Na trama, três advogados, um branco e dois negros, se reúnem para armar a defesa de um homem branco acusado de estuprar uma jovem negra.

Pôster original da montagem da Broadway (Foto: Divulgação)

Pôster original da montagem da Broadway (Foto: Divulgação)

A montagem nova-iorquina contava com James Spader (da série “The Blacklist”), Kerry Washingston (da série “Scandal”) e Richard Thomas (de “You Can’t Take It With You”) no elenco, e rendeu uma indicação ao Tony Award de melhor ator para David Alan Grier (de “Porgy and Bess”). No Brasil, o papel de David será de Luciano Quirino (de “Jair em Disparada, o Musical”), que se encontra no processo de ensaios.

Luciano Quirino: confirmado no elenco (Foto: Divulgação)

Luciano Quirino: confirmado no elenco (Foto: Divulgação)

O espetáculo deixa a trama aberta para diversas interpretações sobre quem tem realmente razão, e aprofunda a questão do racismo, mostrando-o instituído inclusive entre a mesma etnia. Além da Broadway, ele também foi montado em outras regiões dos Estados Unidos, no Reino Unido e no Canadá – onde também rendeu uma indicação ao Dora Mavor Moore Award para o ator Nigel Shawn Williams.