O espetáculo “Amor e Ódio em Sonata”, da Cia. Os Insubmissos, vai estrear no Teatro do Leblon no dia 1º de outubro para uma temporada de dois meses, depois de apresentações na Rússia. A peça, que conta a história da família do escritor Leon Tolstói, é inspirada nos diários da mulher e da filha dele. Com texto e direção de Leonardo Talarico e supervisão de Amir Haddad (de “As Meninas”), ela será apresentada terças e quartas às 21h, com ingressos a R$ 60.

(Foto:  Leonardo Talarico)
(Foto: Leonardo Talarico)

Autor de clássicos como “Guerra e Paz” e “Anna Karenina”, Leon Tolstói tinha um verdadeiro folhetim em sua própria vida. O espetáculo escolhe como recorte uma dessas calorosas histórias de família: o embate entre Sônia, mulher com quem ele passou 48 anos de sua vida, e Sasha, uma de suas treze filhas. As duas viveram como inimigas e só se reconciliaram quando ele morreu, unindo-se para lutar contra uma decisão do testamento do escritor, que deixava os direitos de sua obra para o amigo Vladimir Chertkov.

A montagem foi levada para a Rússia a convite do trineto do escritor, Vladimir Tolstói, que é assessor direto de cultura do presidente Vladimir Putin. Foi a primeira vez que uma companhia brasileira se apresentou no país a convite do próprio governo. A peça fez um enorme sucesso por lá, e chegou a ser apresentada na residência da família Tolstói, em Yasnaya Polyana, durante o V Festival Internacional Jardim dos Gênios. Segundo a assessoria do espetáculo, ao fim de uma sessão, os russos aplaudiram por 15 minutos, cronometrados e documentados.

Serviço
Teatro do Leblon – Sala Fernanda Montenegro – Rua Conde de Bernadotte, 26, Leblon. Tel: 21 2529 7700.
Temporada: de 1º de outubro a 26 de novembro.
Dias e horários: terças e quartas às 21h.
Duração: 85 minutos
Ingresso: R$ 60.
Classificação etária: 12 anos