Ator abre inscrições para residência gratuita de teatro contemporâneo

O ator Ricardo Cabral (de “A Jornada de Kim”) vai ministrar uma residência gratuita chamada “Criação Cênica Contemporânea” no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa, de 7 a 11 de março. No curso, ele pretende compartilhar o que aprendeu nos últimos anos em polos de produção teatral contemporânea como Nova York e Edimburgo. A residência durará cinco dias e será oferecida a atores, bailarinos, diretores e dramaturgos.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O objetivo é proporcionar um panorama dos métodos internacionais de criação em artes cênicas, com foco no que vem sendo desenvolvido nos Estados Unidos e em países europeus. Cabral teve aulas com Anne Bogart, da SITI Company, e com o autor David Greig, que teve destaque na última edição do Festival Internacional de Edimburgo. No curso, ele também vai trabalhar métodos de criação dos grupos Elevator Repair Service Theatre (Nova York), Pig Iron Theatre (Nova York) e Traverse Theatre (Edimburgo). “Não se trata de importar modelos, mas compreender como formas diferentes de olhar a cena podem contribuir para a nossa experiência brasileira”, explica.

As inscrições para participar da residência vão até o dia 26 de fevereiro. Para se inscrever, basta enviar currículo e carta de intenção para [email protected]. É pré-requisito ter disponibilidade para participar de todos os encontros, de 9h30 às 13h. A lista dos selecionados será divulgada no dia 1º de março.