Rodrigo Negrini em ensaio fotográfico (Foto: Reprodução / Instagram)
Rodrigo Negrini em ensaio fotográfico (Foto: Reprodução / Instagram)

O ator Rodrigo Negrini, que passou pelo Rio com a temporada de “Crazy For You”, fez uma homenagem ao grupo Dzi Croquettes no Instagram, nesta quarta (10/9). O mineiro postou uma imagem de um ensaio fotográfico que fez em 2012, com inspiração no tema dos transgêneros, e relembrou o sucesso do grupo de teatral performático. “Não há quem não tenha algum elogio a esse grupo de homens, vestidos de mulher, maquiados e com pouca roupa, que faziam um verdadeiro espetáculo na década de 1970”, escreveu. “Depois de assistir ao documentário (aliás, se você não assistiu, deveria assistir), fiquei fascinado por esse trabalho, esse grupo… por sua revolução criativa e coragem, principalmente em uma época em que toda forma de arte era censurada no Brasil!”.

No texto publicado, Rodrigo aponta as características “dzi croquettianas” (como ele diz) presentes na sessão de fotos que realizou: pulseiras, cílios postiços, cabelo chanel, colete bordado, e todo tipo de acessórios femininos. “Uma frase, dita por eles em seus shows, me chamou a atenção: num mundo ainda com tanto preconceito, vale a pena refletir suas palavras: ‘Não somos homens… Não somos mulheres… Somos gente!’”

O Dzi Croquettes é um marco na história da contracultura brasileira, conhecido pela transgressão e ousadia. Formado no início dos anos 1970, o grupo foi amadrinhado pela americana Liza Minelli, encantada com o trabalho do dançarino Lennie Dale, um dos integrantes. O Dzi se tornou tema de um documentário de Tatiana Issa e Raphael Alvarez em 2009, e voltou aos palcos em 2012, com nova formação, liderada por Ciro Barcelos.