Aguardado para 2016, o filme “O Grande Circo Místico” trará algumas vozes bem específicas na trilha sonora. Os atores Gabriel Stauffer, Felipe Habib e Reiner Tenente, que participaram do espetáculo teatral homônimo, e Tiago Abravanel (de “Tim Maia – Vale Tudo, o Musical”) entraram em estúdio para gravação da trilha, ao lado do compositor Edu Lobo, criador das músicas de “O Grande Circo Místico” com Chico Buarque. Reiner postou uma foto do trabalho no Instagram:

(Foto: Reprodução / Instagram)
(Foto: Reprodução / Instagram)

“O Grande Circo Místico”, originalmente, foi um ballet do Teatro Guaíra (PR) nos anos 1980. Chico Buarque e Edu Lobo compuseram várias canções para o espetáculo, inspirado no poema “A Túnica Inconsútil” de Jorge de Lima, que conta a história de de uma família de circo chamada Knieps ao longo de 100 anos. Deste repertório, fazem parte sucessos da MPB como “Ciranda da Bailarina”, “A História de Lily Braun” e “Beatriz”.

Em 2014, essas músicas e o poema foram transformados em um musical teatral, com direção de João Fonseca (de “O Beijo no Asfalto – O Musical”) e produção da Primeira Página. Protagonista da peça ao lado de Letícia Colin (de “Mas Por Quê??! – A História de Elvis”), o então estreante Gabriel Stauffer ganhou o Prêmio Cesgranrio de melhor ator de musical. Ele pegou o personagem depois que Tiago Abravanel, primeiro escolhido do diretor, sofreu uma torção no tornozelo, que o impossibilitou de ensaiar. No elenco, Reiner Tenente era o palhaço e Felipe Habib compunha o ensemble.

Quanto ao filme, é um projeto antigo do cineasta Cacá Diegues (de “Xica da Silva”, “Tieta do Agreste”, “Orfeu”). Existe desde 2010 e começou a ser filmado há um ano, em Portugal, devido à proibição de trabalhar com animais em circos no Brasil. No trailer, aparecem um leão e um elefante. O elenco traz nomes como Bruna Linzmeyer, Antônio Fagundes, Mariana Ximenes, Jesuíta Barbosa e Juliano Cazarré e os internacionais Vincent Cassel e Catherine Mouchet.