Um dos textos mais famosos do teatro brasileiro, “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna (1927-2014), volta aos palcos nesta semana, com montagem da Cia. Limite 151. O espetáculo, que traz a atriz Glaucia Rodrigues (de “O Olho Azul da Falecida”) no papel de João Grilo, fará temporada no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, no Centro, a partir de quinta (5/11). Os ingressos saem por R$ 20.

(Foto: Chico de Lima)
(Foto: Chico de Lima)
(Foto: Chico de Lima)
(Foto: Chico de Lima)

Bastante popular, a trama já foi adaptada para a TV e para o cinema, com Selton Melo (de “Zastrozzi”) no papel principal. Na montagem da Cia. Limite 151, em cartaz há dois anos, Glaucia lidera o elenco de 12 atores, incluindo ainda Edmundo Lippi (de “Fazendo História”) e Rafael Canedo (de “O Olho Azul da Falecida”). Tê-la no papel principal, masculino, é um diferencial da montagem. “Nenhum dos personagens femininos do espetáculo me estimulava. Foi quando o Edmundo Lippi e o Wagner Campos, que são os outros fundadores da companhia, me perguntaram se eu não toparia fazer o João Grilo. Aí sim, virou desafio. Esse era o combustível que eu estava precisando para voltar ao palco”, conta a atriz.

A história é conhecida: João Grilo é um sertanejo nordestino pobre e mentiroso, que está sempre acompanhado do amigo covarde Chicó. Os dois lutam pelo pão de cada, enganando todo mundo, até que despertam a ira do temido cangaceiro Severino de Aracaju. Uma vez no céu para o juízo final, João Grilo tem que conseguir escapar do diabo, que quer arrastá-lo para o inferno.

_____
SERVIÇO: ter a sab, 19h. R$ 20. 90 min. Classificação: livre. Até 19 de dezembro. Teatro Eva Herz – Rua Senador Dantas, 45 – Centro. Tel: 3916-2600.