Ballet do Theatro Municipal reestreia Apoteose da Dança

O Theatro Municipal reestreia, no próximo sábado (12/3), o espetáculo “Apoteose da Dança”, com seu ballet, dirigido por Ana Botafogo e Cecília Kerche, e sua orquestra sinfônica, com o maestro Tobias Wolkmann. Serão oito apresentações, com programa duplo, com coreografias de “Age of Innocence” (Edwaard Liang) e de “Sétima Sinfonia” (Uwe Scholz). Estarão em cena os primeiros bailarinos Cecília Kerche, Claudia Mota, Márcia Jaqueline e Francisco Timbó, além de 12 solistas que se revezarão nas duas coreografias. As récitas vão até o dia 24.

(Foto: Júlia Ronai)

(Foto: Júlia Ronai)

“Age of Innocence” foi criado originalmente para o Joffrey Ballet de Chicago e apresentado pela primeira vez em 2008. A coreografia se inspira no romance homônimo de Edith Wharton (1862-1937) e também em livros de Jane Austen (1775-1817). O espetáculo trata de relacionamentos e começa em um salão de baile, mostrando que “a felicidade pode, às vezes, ser sentida apenas durante o tempo em que durar a próxima dança”.

Mais antigo, “Sétima Sinfonia” data de 1991, criado para o Ballet de Stuttgart, da Alemanha. O coreógrafo visa oferecer sua interpretação da obra de Beethoven (1770-1827) pela dança, com um espetáculo sem enredo, pautado apenas no movimento coreográfico reveladores das estruturas musicais.

_____
SERVIÇO: qua, qui e sáb, 20h; dom, 17h. De R$ 36 (galeria) até R$ 600 (frisas e camarotes). 90 min. Classificação: livre. Até 24 de março. Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano s/nº – Centro. Tel: 4003-2330.