Os relatos da poeta americana Hilda Doolittle (1886-1961) sobre suas sessões de psicanálise com Sigmund Freud (1856-1939) nos anos 1930 viraram um espetáculo teatral. Intitulado apenas “Hilda e Freud”, ele estreia nesta semana sua temporada de um mês na Sala Eletroacústica da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, para públicos intimistas de até 80 pessoas. A peça, baseada no diário e na correspondência da escritora, traz em cena a atriz Bel Kutner (de “Oportunidade Rara”) ao lado de Antonio Quinet, autor do texto e psicanalista de verdade.

(Foto: Divulgação / Flavio Colker)
(Foto: Divulgação / Flavio Colker)

– Há um ano, o Antonio me procurou e surgiu uma vontade de trabalharmos juntos. Depois de outros textos de sua autoria, ele me apresentou “Hilda e Freud” e eu fiquei alucinada. Hilda era uma mulher muito sensível, que passou por coisas tenebrosas e buscou sua salvação na arte, na poesia e na psicanálise, em uma época em que a psicanálise estava florescendo, enquanto o mundo se deteriorava por conta das guerras. Ela pertenceu à nata da intelectualidade inglesa, e, nos anos 70, depois de sua morte, foi transformada em um ícone do universo feminista por assumir em vida sua veia artística e sua bissexualidade. Uma guerreira que sobreviveu através de sua arte e sua história. – exalta Bel Kutner.

Houve uma leitura gratuita da peça em maio, no Midrash Centro Cultural, e ela já foi apresentada também na Inglaterra e na Argentina, com atrizes convidadas. Quinet, inclusive, levou o espetáculo para o Freud Museum em Londres. “Hilda e Freud” é resultado de seu trabalho com a Cia. Inconsciente em Cena, fundada com o intuito de aprimorar a relação do teatro com a psicanálise , para tornar as descobertas da psicanálise mais acessíveis ao público. Outras obras são da companhia são “O Sintoma – Variações Freudianas 1” e “O Ato – Variações Freudianas 2”.

_____
SERVIÇO: sáb, 20h; dom, 19h. R$ 60. 60 min. Classificação: 12 anos. Até 20 de dezembro. Cidade das Artes – Sala Eletroacústica – Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca. Tel: 3325-0681.