O ator Bernardo Mendes (de “Senhorita Júlia e a Despedida de Si Mesma”) teve que se submeter a uma cirurgia de emergência, em decorrência de uma apendicite. Com isso, a estreia do espetáculo “TALK RADIO”, que o traz no elenco, foi adiada desta sexta (16/11) para a semana que vem (23), segundo a assessoria. Além dele, fazem parte do projeto Leonardo Franco (de “Adorável Garoto”), Alexandre Varella (de “Répétition”), Marcelo Aquino (de “A Estufa”), Mariana Consoli (de “Pequenos Poderes”), Raul Franco (de “Saída de Emergência”) e Stela Maria Rodriygues (de “Agnaldo Rayol – A Alma do Brasil”).

(Foto: Reprodução / TV Globo)
(Foto: Reprodução / TV Globo)

O texto é uma obra do americano Eric Bogosian, o mesmo de “Sexo, Drogas e Rock’n’Roll”, e conta a história de um locutor de rádio, Barry Champlain, que comanda um programa de madrugada respondendo perguntas de ouvintes estranhos, solitários e problemáticos. Entre os assuntos tratados, estão preconceitos, diferenças religiosas e patologias sociais. O locutor, no entanto, não é nada cuidadoso com o público: zomba dos problemas, agride verbalmente e abusa do poder de expor sua verdade, aproveitando-se da máscara da invisibilidade.

A montagem brasileira é idealizada por Leonardo Franco, que convidou Maria Maya para a direção após o trabalho dela em “Adorável Garoto”. Ele acredita que é o momento ideal de trazer o texto americano para o Brasil. “Existem conceitos que não envelhecem, ideias pelas quais vale lutar em qualquer época da história da humanidade. Acreditamos que seja o momento de Barry Champlain falar ao público brasileiro, que atualmente busca clareza e objetividade”, pondera. “Não queremos mais histórias mal contadas, verdades guardadas a sete chaves, 50 anos de documentos trancados nos porões da ditadura. Não queremos políticos corruptos, tribunais amedrontados e preconceito de qualquer espécie. Imaginamos que o povo brasileiro queira ter certezas, queira olhar o mundo de frente, de peito erguido e cara lavada, sem máscaras!”.

Elenco em ensaio (Foto: Reprodução / Instagram)
Elenco em ensaio (Foto: Reprodução / Instagram)

“TALK RADIO” estreou na Broadway em 1987 e foi indicado ao Prêmio Pulitzer. Em 2007, houve uma remontagem com Liev Schreiber, consagrada com indicações para os principais prêmios teatrais de Nova York. No Brasil, a história ficou conhecida como “Verdades Que Matam”, título da adaptação cinematográfica do cineasta Oliver Stone em 1988.

_____
SERVIÇO: sex e sáb, 21h; dom, 20h. R$ 50. 80 min. Classificação: 16 anos. De 23 de outubro até 13 de dezembro. Teatro Solar de Botafogo – Rua General Polidoro, 180 – Botafogo. Tel: 2543-5411.