Bia Oliveira dirige montagem de O Despertar da Primavera

O espetáculo “O Despertar da Primavera”, que arrebatou muitos fãs em 2009 no Rio de Janeiro, vai cativar mais jovens neste mês. Com uma nova montagem, dirigida por Bia Oliveira (de “Conto de Verão”), ele faz duas apresentações únicas no Teatro dos Grandes Atores, no Shopping Barra Square, segunda (27/7) e terça (28) às 20h. A peça é resultado de um curso de prática de montagem e conta com atores-alunos em cena. Para assisti-la, basta doar uma lata de leite em pó ou um brinquedo, que serão encaminhados para o projeto social Semear.

(Foto: Patrick Santos)

(Foto: Patrick Santos)

Do original alemão “Frühlings Erwachen”, de Frank Wedeking, montado em 1906, “O Despertar da Primavera” ganhou o mundo com inúmeras montagens. Transformado em musical na Broadway em 2006, exatos cem anos depois, ele ganhou sete Tony Awards e até um Grammy. No Brasil, ele chegou três anos depois, em montagem assinada por Charles Möeller e Claudio Botelho (de “Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical”), e levou três troféus no Prêmio APTR, incluindo de ator coadjuvante para Rodrigo Pandolfo.

A trama trata de opressão sexual da Alemanha no século passado e trata de temas delicados, que levaram o espetáculo a ser censurado algumas vezes mundo afora. Puberdade, homossexualidade, masturbação, aborto, abuso sexual e fantasias eróticas permeiam a peça. No Brasil, inclusive, “O Despertar da Primavera” foi o centro de uma polêmica na Justiça, por causa da proibição de uma cena de nudez envolvendo a então menor de idade emancipada Malu Rodrigues (de “Nine – Um Musical Felliniano”). O assunto deu o que falar na época, e chamou ainda mais atenção para o musical.

(Foto: Patrick Santos)

(Foto: Patrick Santos)

Nesta montagem de Bia Oliveira, compõe o elenco Fábio Scalon, Felipe Porto, Rebeca Faro, Lucas Abreu, Diego Dantas, Mayara Bueno, Piera Pillar, Ju Querido, Karla Bion, Adriana Reis, Nil Maia, Poebi Bressan e Plínio Lopes. Também estão envolvidos no projeto a figurinista Rosa Ebee (de “Eugênia”) e o produtor, cenógrafo e assistente de direção Bob Olsson.

_____
SERVIÇO: seg e ter, 20h. Entrada: lata de leite em pó ou brinquedo. 80 min. Classificação: 14 anos. Dias 27 e 28 de julho. Teatro dos Grandes Atores – Shopping Barra Square – Av. das Américas 3.555 – Barra da Tijuca. Tel: 3325-1645.