O musical brasileiro “Bilac Vê Estrelas”, em cartaz no Teatro Sesc Ginástico, no Centro, vai ganhar sessões extras e matinês aos sábados a partir desta semana. Além das apresentações habituais de sábado às 19h, o espetáculo também será encenado às 16h nos dias 31 de janeiro, 7 e 21 de fevereiro. Fora isso, foram agendadas sessões extras para quarta e quinta da semana que vem, respectivamente 4 e 5 de fevereiro, às 19h. A praxe da temporada é de sexta a domingo às 19h.

(Foto: Leo Aversa / Divulgação)
(Foto: Leo Aversa / Divulgação)

Dirigido por João Fonseca (de “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical”), o espetáculo traz o ator André Dias (também de “Cazuza”) no papel de Olavo Bilac. Na ficção, adaptada do livro homônimo de Ruy Castro e ambientada no Rio de Janeiro do início do século XX, o poeta e seu amigo José do Patrocínio (Sergio Menezes, de “Zé Keti: Eu Sou o Samba”) têm que enfrentar a cobiça de uma espiã portuguesa (Izabella Bicalho, de “Era No Tempo do Rei”), que se alia ao Padre Maximiliano (Tadeu Aguiar, de “Em Nome do Jogo”), para roubar o projeto de um dirigível criado por Patrocínio. A aventura é entremeada por números musicais, dirigidos por Luís Filipe de Lima, com 15 canções criadas por Nei Lopes especialmente para a peça.

ENTREVISTA: “Trabalho para ter prestígio e não para ser famoso”, diz André Dias
OPINIÃO: “Bilac Vê Estrelas” põe plateia para cantar músicas brasileiras inéditas

A dramaturgia é assinada por Heloisa Seixas e Julia Romeu, que repetem a parceria de “Era No Tempo do Rei” (2007) com João Fonseca e Ruy Castro. Sobre o processo criativo, Julia ressalta: “Não apenas lemos o livro, mas mergulhamos na obra do Bilac, em seus poemas e crônicas, e estudamos muito o Rio do início do século XX. Essa época é muito charmosa e tem paralelos com o momento que estamos vivendo agora, de intensas mudanças na cidade”.

Estreado em 9 de janeiro, o musical sofreu alguns cancelamentos em sua programação devido a um incêndio que afetou a fiação elétrica do teatro. As sessões extras, então, compensam esse déficit. A temporada irá até o dia 22 de fevereiro.

_____
SERVIÇO: sex a dom, 19h. Apresentações extras às 16h: 31/1, 7/2 e 21/2. Apresentações extras às 19h: 4/2 e 5/2. R$ 20 (ou R$ 5 para associados Sesc). 100 min. Classificação: 12 anos. Até 22 de fevereiro (com recesso no Carnaval). Sesc Ginástico – Avenida Graça Aranha, 187 – Centro. Tel: 2279-4027.