O ator Bruno Gissoni (de “A História dos Amantes”) terá um desafio em 2015. Ele será parte do elenco contemporâneo do grupo musical transgênero Dzi Croquettes, que já foi inclusive tema de documentário premiado. Durante sua participação no “Altas Horas”, no sábado (29/11), Bruno confirmou a informação e admitiu que é uma escalação improvável: “Eu vou arranhar, né? Tenho quatro meses para tentar aprender alguma nota, que eu não sei nem o que é isso”.

Mas ele tem tempo para aprender o misto de “homem e mulher” do Dzi. O ator tem tido encontros com o diretor Ciro Barcelos e com o ator Franco Kuster. A reestreia do espetáculo “Dzi Croquettes Em Bandália”, com cenas e musicais novos, ocorrerá em abril, na Sala Baden Powell, em Copacabana, com sessões prévias no Sesc de Nova Iguaçu, de São João do Meriti e Juiz de Fora em fevereiro. “Quando fiz parte da bancada de jurados do ‘Dança dos Famosos’, Bruno me surpreendeu manifestando sua admiração e desejo de um dia fazer Dzi Croquettes. Mediante sua coragem, convidei-o para frequentar alguns ensaios e oficinas com o grupo a fim de sentir até onde ele iria”, conta Ciro Barcelos. “Todos nós do Dzi temos um grande carinho por ele e nos revezamos ensinando-o dançar, cantar, andar de salto alto, enfim, ser um Croquette”.

Bruno Gissoni em ensaio fotográfico para revista TPM
Bruno Gissoni em ensaio fotográfico para revista TPM

O Dzi Croquettes surgiu no Rio de Janeiro nos anos 1970, em plena ditadura militar, e escandalizou os censores com sua atitude transgressora de vanguarda. Atores/bailarinos, de barba e pernas cabeludas, subiam no palco de salto alto, com cílios postiços e muita purpurina para performances provocantes e fora dos padrões. Com a androgenia como carro chefe, o grupo também fez sucesso na Europa. Em 2012, com nova formação, o grupo retornou aos palcos, liderado por Ciro Barcelos, membro original remanescente. O espetáculo “Dzi Croquettes Em Bandália” ficou em cartaz por dois anos e serviu de vitrine para novos talentos.

Atores que passaram pelo elenco contemporâneo atualmente estão em cartaz em grandes espetáculos. Franco Kuster e Cleiton Morais, por exemplo, estão na remontagem de “Constellation”, dirigida por Jarbas Homem de Mello (de “Comunità”). Já Leandro Melo interpreta, coincidentemente, Lennie Dale em “Elis a Musical”, da Aventura Entretenimento.

Bruno Gissoni com Ciro Barcelos e Franco Kuster: preparação (Foto: Reprodução / Instagram Franco Kuster)
Bruno Gissoni com Ciro Barcelos e Franco Kuster: preparação (Foto: Reprodução / Instagram Franco Kuster)