Terminado o Carnaval, os atores Caco Ciocler (de “O Desaparecimento do Elefante”) e Carmo Dalla Vecchia (de “Estranho Casal”) estão prontos para voltar ao batente. Os dois estreiam no próximo fim de semana a temporada carioca do espetáculo “Caesar – Como Construir um Império”, já apresentado em São Paulo. Eles ficarão em cartaz até 6 de março no Espaço Sesc, em Copacabana, com sessões de sexta a domingo.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A peça é uma adaptação do diretor Roberto Alvim (de “Tríptico Samuel Beckett”) para o clássico “Júlio César”, de William Shakespeare (1564-1616). Na história, o general romano é vítima de uma conspiração, que culmina em seu assassinato. O espetáculo mostra as consequências disso, tratando de poder, traição e lealdade. “Para mim, montar esse espetáculo pareceu algo emergencial”, diz o diretor, motivado pelos debates políticos das últimas eleições presidenciais. “Aquele uso manipulatório das palavra e dos afetos me fez lembrar de algumas cenas de ‘Júlio César’”.

Na adaptação, ele sintetizou a tragédia em uma peça para dois atores. Caco e Carmo interpretam todos os personagens em uma espécie de ópera minimal, acompanhados de uma pianista, em cima de um quadrado de 36m² coberto de moedas. No teto, o público vê penduradas ossadas humanas. O conceito é explicado pelo diretor: “um império se constrói com dinheiro e morte, e é o sangue que os conecta”.

_____
SERVIÇO: sex, 20h30; sáb, 18h e 20h30; dom, 17h e 19h. R$ 20 (ou R$ 5 para associados Sesc). 60 min. Classificação: 16 anos. De 13 de fevereiro até 6 de março. Espaço Sesc – Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana. Tel: 2548-1088.