A diretora Christiane Jatahy decidiu repetir a parceria com a atriz Julia Bernat em “A Floresta Que Anda”. A nova obra, que mistura teatro, cinema, performance a artes visuais, entra em cartaz no Espaço Sesc, em Copacabana, a partir do próximo sábado (31/10), encerrando a trilogia formada por “Julia” (2011) e “E Se Elas Fossem Para Moscou?” (2014). Julia, que esteve presente nos dois espetáculos da diretora, traçará em cena uma linha de continuidade dos três personagens da trilogia: Julia, Irina e Lady MacBeth. Ela será a única atriz fixa no elenco, que trará atores e não-atores diferentes a cada dia, como parte da performance.

“A Floresta Que Anda” é livremente inspirada em “Macbeth” de William Shakespeare (1564-1616), assim como os espetáculos anteriores se basearam em “Senhorita Julia” de August Strindberg (1849-1912) e “As Três Irmãs” de Anton Tchekhov (1860-1904). Desta vez, o espaço cênico será como uma galeria de arte, com uma vídeo-instalação com quatro telas exibindo histórias de pessoas jovens que tiveram sua vida atravessada pelo atual sistema político e econômico. Os espectadores vão se perceber no meio de uma performance que mistura realidade e ficção, com um vernissage real acontecendo. “Refletimos sobre um sistema que pune para favorecer alguns em detrimento de muitos. As entrevistas filmadas ajudam a mostrar como a política nos atinge em diversos níveis”, explica a diretora.

A direção ao vivo, a presença do público como elemento fundamental e a interação com a linguagem cinematográfica marcam esse novo projeto. Mas, diferentemente de “E Se Elas Fossem Para Moscou?”, que rendeu os prêmios Shell, APTR e Questão de Crítica para Jatahy, esse desfaz as fronteiras entre teatro e cinema. Segundo ela, os dois formatos estão quase invisíveis no início e o espectador vai se dando conta da presença de tudo aos poucos. “Assim como ‘Macbeth’, a verdade vem à tona e percebemos que tudo sempre estava ali, mas não tínhamos nos dado conta”, conclui.

_____
SERVIÇO: ter a sáb, 21h; dom, 20h. R$ 20. 90 min. Classificação: 18 anos. De 31 de outubro até 29 de novembro. Espaço Sesc – Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana. Tel: 2547-0156.