Um curso de teatro inclusivo. Essa é a proposta da PAR Cia. de Teatro, que promoverá aulas gratuitas para alunos iniciantes em artes cênicas a partir de 6 de junho. O diferencial é que todas as atividades contam com recursos como audiodescrição, intérprete de libras, piso tátil para orientar o aluno no espaço cênico e consultoria em acessibilidade. Serão 40 vagas, para pessoas com e sem deficiência, com idade mínima de 12 anos, e as aulas ocorrerão no Centro de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian, na Praça Onze, segundas e quartas das 14h às 18h. As inscrições vão até o dia 5 de junho pelo e-mail [email protected].

– Sempre nos perguntam como ensinamos teatro para pessoa com deficiência. É preciso compreender a necessidade de cada um em razão do seu tipo de deficiência, no mais, a experimentação do jogo cênico é igual para todos. Nosso diferencial está em oferecer um curso cuja metodologia será construída para atender as necessidades que forem surgindo. A proposta é o curso se adaptar aos alunos e não o contrário. – diz o diretor artístico Mati Lima, que dará as aulas.

Elenco de "Nhac! Uma Lição de Queijo" (Foto: Divulgação)
Elenco de “Nhac! Uma Lição de Queijo” (Foto: Divulgação)

No ano passado, Mati montou, com a PAR Cia. de Teatro, o espetáculo “Nhac! Uma Lição de Queijo”, que tinha deficientes visuais no elenco. Eram a atriz e bailarina Moira Braga e o ator e músico Felipe Rodrigues, que estarão no curso como monitores. Eles ainda destacam que o local do curso tem elevador e banheiros adaptados, acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.