O musical “Godspell”, com direção de João Fonseca (de “Bilac Vê Estrelas”), vai ficar mais tempo em cartaz no Teatro Ipanema. Com o fim das sessões de agosto, o espetáculo anunciou que estenderá sua estadia no teatro por pelo menos mais duas semanas: de 4 a 13 de setembro, com sessões de sexta a domingo. Para financiar os custos, a produção está com um projeto aberto no Catarse, que visa arrecadar R$ 30 mil até 2 de outubro.

(Foto: Divulgação / Ok Imagens)
(Foto: Divulgação / Ok Imagens)

Essa montagem de “Godspell” começou como um curso prático do Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM). Atores fizeram uma audição para terem aulas com João Fonseca, sem pretensão comercial, para sessões limitadas. Diante do nível dos alunos, no entanto, o fundador da instituição, Reiner Tenente (de “Bilac Vê Estrelas”), adquiriu os direitos internacionais e o trabalho se profissionalizou. Sem patrocínio, a peça fica em cartaz de forma independente, com custos arcados pelos organizadores e sem cachê para nenhum envolvido. O projeto no Catarse visa, ao menos, não deixar que o projeto seja um prejuízo financeiro.

#NaCoxia: Vinicius Teixeira mostra bastidores de Godspell

O espetáculo tem vários artistas profissionais no elenco, como Leo Bahia (de “Chacrinha – O Musical”), Analu Pimenta (de “Shrek – O Musical”), Lyv Ziese (de “Rock in Rio – O Musical”), Oscar Fabião (de “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical”), Bruno Fraga (de “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical”), Gabi Porto (de “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”), Raphael Rossatto (de “Tudo Por Um Popstar”), Vinicius Teixeira (de “Os Saltimbancos”) e Ugo Cappelli (de “Constellation”). Além deles, há vários novos atores entrando no mercado – uma das propostas do projeto.

Originalmente montado no circuito off-Broadway em 1971, “Godspell” já teve várias montagens desde então, incluindo uma no Brasil em 2002, dirigida por Miguel Falabella (de “Memórias de um Gigolô”). Em sua história, um grupo de 12 pessoas tem seu caminho cruzado por João Batista e Jesus e, vivendo em comunidade, busca a elevação espiritual com ensinamentos bíblicos. As parábolas, as canções e os movimentos cênicos traçam o caminho de cada integrante do grupo para compreender a filosofia do “bem viver”, proposta no Evangelho de São Matheus, como um caminho para transformar o processo caótico que rege as relações humanas na sociedade atual.

_____
SERVIÇO: sex a dom, 20h. R$ 20. 135 Min. Classificação: livre. Até 13 de setembro. Teatro Ipanema – Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema. Tel: 2267-3750.