Concurso recebe textos para montagens teatrais no CCBB em 2016

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do concurso Seleção Brasil em Cena, que tem como prêmio a montagem de textos dramatúrgicos para temporadas no CCBB do Rio de Janeiro, de Brasília e de Belo Horizonte. Os autores podem inscrever suas peças até o dia 24 de setembro e, neste ano, há uma novidade: são permitidas as inscrições para o segmento infanto-juvenil. Um júri das artes cênicas avaliará todos os textos enviados e os 12 melhores serão selecionados para leituras dramatizadas nas três cidades mencionadas, com estudantes de artes cênicas e direção de profissionais do mercado. Desse ciclo, sairão as três peças vencedoras (por votos do público e do júri), que serão montadas para março de 2016.

7 selecao brasil em cena

O concurso formará, também, um banco de textos no site www.selecaobrasilemcena.com.br, onde são feitas as inscrições. Após o anúncio dos vencedores, no dia 6 de dezembro, todos os textos ficarão disponíveis online, o que é outra novidade do Seleção Brasil em Cena. Neste ano, só são aceitas inscrições pela Internet.

O Seleção Brasil em Cena existe desde 2006 e revelou vários espetáculos reconhecidos no teatro brasileiro. “É Samba Na Veia, É Candeia”, de Eduardo Riecche, venceu a 2ª edição e depois ganhou o Prêmio Shell de melhor direção, além de ser indicado à categoria de melhor texto. “Não Me Diga Adeus”, de Juliano Marciano, participante da 4ª edição, também foi indicado ao Prêmio Shell, como melhor direção musical. E não são só os vencedores que se destacam. Na primeira edição, quatro dramaturgos tiveram os direitos de seus textos comprados. “Velha É a Mãe”, do então anônimo Fábio Porchat, finalista da 1ª edição, foi montado com direção de João Fonseca. Então, o concurso é inegavelmente uma boa plataforma para novos dramaturgos. Fica a dica.