A produção do musical “A Cor Púrpura” está realizando testes de elenco nesta semana na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, mas três nomes já estão confirmados. O diretor Tadeu Aguiar (de “Bibi – Uma Vida em Musical”) revelou ao Teatro em Cena que Sergio Menezes (de “Ou Tudo Ou Nada”), Flavia Santana e Analu Pimenta (ambas de “Bibi – Uma Vida em Musical”) aceitaram seu convite para participar da montagem. Os outros 14 nomes serão definidos nessas audições. Mais de 500 artistas se inscreveram para tentar uma vaga.

“O elenco é muito específico. Tem ‘tipos’ que já são descritos na obra. Ainda estou buscando os protagonistas, por exemplo. A gente tem que ter a Celie, a Nattie… estou muito animado! Acho que vai ser um espetáculo muito emocionante. Uma produção enorme!”, diz o diretor.
Na história, mulheres afro-americanas em uma zona rural no sul dos Estados Unidos na década de 1930 passam por violências domésticas, abusos sexuais e arbitrariedades patriarcais. A trama central acompanha a personagem Celie, violentada pelo pai aos 14 anos. A adolescente engravida de duas crianças, que são imediatamente retiradas dela, e é vendida para um homem que a trata como esposa e escrava ao mesmo tempo. Para driblar a solidão e a tristeza, Celie escreve cartas – para Deus e para a irmã, missionaria na África. O papel de Celie inicialmente seria de Jeniffer Nascimento (de “Divas – O Musical”), mas ela não faz mais parte do projeto.
O musical é um original da Broadway estreado em 2005 com músicas e letras de Stephen Bray, Brenda Russell e Allee Willis. Rendeu o Tony Award de melhor atriz para LaChanze. Em 2015, a remontagem ganhou dois Tonys (melhor remontagem e melhor atriz, para Cynthia Erivo) e o Grammy de melhor álbum de teatro musical. O espetáculo também já foi montado na Áustria, na Inglaterra, na África do Sul e na Holanda. É uma adaptação do livro vencedor do Pulitzer escrito por Alice Walker, que também já ganhou uma versão cinematográfica sob os cuidados de Steven Spielberg.
A estreia do espetáculo está marcada para 5 de setembro na Cidade das Artes.