O filme “Dogville” (2003), estrelado por Nicole Kidman e dirigido por Lars Von Trier, ganha versão teatral no Rio de Janeiro a partir de novembro. O espetáculo tem a assinatura do premiado diretor Zé Henrique de Paula, do Núcleo Experimental de São Paulo, e conta com um grande elenco, encabeçado por Fábio Assunção – que não subia no palco desde 2011 – e Mel Lisboa (de “Boca de Ouro”). A estreia está marcada para 2 de novembro no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, ocupando o horário nobre que era do musical “Pippin” até este mês.

(Foto: Divulgação)

Além de Fábio e Mel, o elenco é composto por mais 14 atores. São eles Eric Lenate (de “Fim de Partida”), Bianca Byington (de “Um Dia Como os Outros”), Marcelo Villas Boas (de “O Capote”), Anna Toledo (de “Vingança”), Rodrigo Caetano (de “1984”), Gustavo Trestini (de “Doze Homens e uma Sentença”), Fernanda Thurann (de “Perto do Coração Selvagem”), Thalles Cabral (de “Vincent River”), Chris Couto (de “A Milionária”), Blota Filho (de “Chá das 5”), Munir Pedrosa (de “Hotel Mariana”), Selma Egrei (de “Marte, Você Está Aí?”), Dudu Ejchel (de “A Noviça Rebelde”) e Fernanda Couto (de “Nara”).

Mel Lisboa vive Grace, papel de Nicole Kidman no cinema. Na história, ela está fugindo de um gângster e busca acolhida em uma cidadezinha no fim de uma estrada sem saída, onde moram poucas famílias. Apesar de nunca ter trabalhado, ela oferece seus serviços para os moradores como agradecimento por terem deixado-a ficar. Todos parecem generosos e bondosos, até que a polícia aparece procurando por Grace, e eles passam a fazer exigências e a abusar da forasteira em troca de silêncio.

(Foto: Divulgação)

Uma curiosidade é que o filme de Lars von Trier tem muito de teatro, inspirado nas teorias do encenador alemão Bertolt Brecht sobre quebrar com a ilusão teatral. Todo o longa-metragem se desenrola em um cenário único, uniforme, com marcações no chão, sem paredes. Além disso, o filme traça um paralelo com a peça “A Visita da Velha Senhora”, de Friedrich Dürrenmatt (1921-1990), na qual os valores e a moral dos moradores de uma cidade pequena também são colocados em cheque.

_____
SERVIÇO: sex e sáb, 21h; dom, 20h. R$ 80. Classificação: 16 anos. De 2 de novembro até 16 de dezembro. Teatro Clara Nunes – Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52 – Gávea. Tel: 2294-1096.