A Cia. Atores de Laura está com um espetáculo novo para estrear em setembro: “O Pena Carioca”, uma homenagem ao Martins Pena (1815-1848). A peça, dirigida por Daniel Herz (de “A Importância de Ser Perfeito”), reúne textos da obra do dramaturgo, em comemoração aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e aos 200 anos do nascimento de Martins Pena. A temporada inicial será no Teatro Poeira, em Botafogo.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O elenco do espetáculo é composto por Ana Paula Secco, Anderson Mello, Leandro Castilho, Luiz André Alvim, Marcio Fonseca e Paulo Hamilton – todos integrantes da companhia. Além deles, Gabriela Rosas (de “A Hora Perigosa”), também faz parte do projeto. Leandro Castilho, além de atuar, também assina a direção musical – repetindo a função que lhe rendeu indicação a prêmios em “As Bodas de Fígaro” (2014).

A pesquisa sobre Martins Pena é motivada, além das datas redondas, pelo fato do dramaturgo ser considerado o fundador da comédia teatral no Brasil. Seu primeiro texto, “O Juiz de Paz na Roça”, foi montado em 1838 pela companhia do ator João Caetano (1808-1863), a mais importante da época.