Vencedora do Prêmio APTR de melhor atriz por “Contrações”, a atriz Débora Falabella quer trazer o espetáculo de volta para a cidade no segundo semestre. Ela, que mora em São Paulo, costuma vir pouco com as peças de sua companhia – o Grupo 3 de Teatro – para a capital carioca, mas “Contrações” fez sucesso na temporada no CCBB em 2014 e os prêmios pedem um retorno. “Esse ano estou dedicada a ‘Contrações’. A gente deve voltar para algum outro teatro no segundo semestre. A gente ficou em turnê, vai fazer São Paulo agora e depois volta para cá talvez”, ela conta ao Teatro em Cena.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A trama é ambientada no escritório de uma grande corporação. A funcionária Emma (Débora Falabella) é convocada por sua gerente (Yara de Novaes), que lhe pede para ler em voz alta uma cláusula contratual que proíbe aos funcionários qualquer relação sentimental ou sexual com outro empregado da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente, exorbitando seus poderes, exibe diferentes facetas para manipular Emma. A fim de manter o emprego, a funcionária se submete ao assédio moral de sua superior, o que expõe a sua privacidade e causa danos à sua vida particular.

“Contrações” é um texto de Mike Bartlett, com direção de Grace Passô (de “Os Ancestrais”), montado pelo Grupo 3 de Teatro, da Débora Falabella com Yara de Novaes e Gabriel Paiva. A companhia comemora dez anos em 2015. “É um desafio manter um grupo, por mais que seja um grupo pequeno. Estamos há dez anos produzindo constantemente e isso é uma alegria”, diz a atriz. “A gente é dono do nosso trabalho, então pode escolher os textos que quer montar e mostrar para o público”.

No segundo semestre, no entanto, Débora Falabella se apresentará com uma peça de fora do grupo. Ela está no elenco de “Mantenha Fora do Alcance do Bebê”, um texto da jovem dramaturga Silvia Gomez. Os ensaios começarão em breve, com estreia marcada no Centro Cultural São Paulo. “Mas sobre essa eu falo mais para frente, quando estiver ensaiando”, ela conclui.