O artista Dedé Santana (de “Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical”) foi autorizado pelo Ministério da Cultura a captar R$ 336 mil via Lei Rouanet para seu projeto “Dedé Santana Ensina”. Trata-se de uma caravana que visitará colégios públicos e particulares do Rio de Janeiro, com apresentações cômicas pregando “noções de moral e cívica” para os estudantes. O objetivo é chegar a 20 mil espectadores, divididos em 100 sessões ao longo de cinco meses.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

No projeto apresentado ao Ministério da Cultura, e disponível no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), Dedé Santana se propõe a abordar a solidariedade humana, o exercício das atividades cívicas e o aprimoramento do caráter com apoio na moral e na dedicação à família e à comunidade. Sua inspiração é a disciplina Educação Moral e Cívica, que foi instituída em todos os colégios brasileiros por um decreto-lei da ditadura militar em 1969. Mas, desde 1993, ela foi extinta e não é mais lecionada.

Para passar essas mensagens aos jovens em formação, Dedé contará ainda com o apoio de Bahiaco, seu parceiro de cena, que foi dublê do Renato Aragão em vários trabalhos. A direção é do Mario Faini (que esteve com eles na “Turma do Didi”), que também dará uma palestra chamada “Moral e Cívica na sociedade atual” na caravana.