A Disney anunciou a produção de “High School Musical 4” na terça (1º/3) e, ao mesmo tempo, começou a realizar testes de elenco nos Estados Unidos. Por meio de um comunicado oficial, o Disney Channel explicou que o próximo filme da franquia, oito anos após a estreia do terceiro, não terá o elenco consagrado – Vanessa Hudgens, Zac Efron e cia. O canal quer usar o “HSM 4” para lançar uma nova geração de atores no mercado.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

– “High School Musical” é parte do DNA do Disney Channel. Ele incorpora tudo o que representamos. Como forma de continuar a abraçar essa herança, estamos animados para anunciar o ‘Start of Something New’ (começo de algo novo), com o início da busca por uma nova turma do East High Wildcats para estrelar o “High School Musical 4”. – declara Gary Marsh, presidente do canal.

Se grande parte dos fãs da trilogia infanto-juvenil está chateada com ausência do elenco consagrado, jovens artistas estão animados com a oportunidade. O Disney Channel, vale lembrar, foi o responsável pelo começo das carreiras de Britney Spears, Christina Aguilera, Ryan Gosling, Justin Timberlake, Demi Lovato, Miley Cyrus e Selena Gomez. Vanessa Hudgens, depois de estrelar a franquia “High School Musical” e ficar internacionalmente famosa, protagonizou a remontagem de “Gigi” na Broadway e estrelou o “Grease: Live” na Fox. Já Zac Efron se afastou dos musicais e consolidou seu nome em Hollywood, com comédias e romances. Então, aspirantes ao sucesso sabem que a Disney é uma ótima porta de entrada.

Veja como foram os testes do elenco original:

O filme novo vai ser escrito por Peter Barsocchini, roteirista de toda da franquia “High School Musical”, e Dan Berendsen, autor de “Hannah Montana: O Filme” e “Os Feiticeiros de Waverly Place: O Filme”. Já a direção será assumida por Jeffrey Hornaday (de “Teen Beach Movie”) no lugar de Kenny Ortega (dos filmes anteriores), que não está envolvido no projeto, mas deu sua benção via Instagram. A produção executiva será de Bill Borden e Barry Rosenbush, os mesmos de todos os “High School Musical”.

Neste ano, completam-se dez anos da estreia do primeiro filme da série sobre Troy, Gabriella e Sharpay. “High School Musical”, o primeiro, estreou na TV com audiência de 7,7 milhões de espectadores nos Estados Unidos e depois foi lançado em DVD, recebendo dois Emmy Awards. O álbum com sua trilha sonora alcançou o topo da parada americana, e motivou a sequência. Lançado no ano seguinte, o “High School Musical” teve 18,6 milhões de espectadores em sua primeira exibição na TV e sua trilha recebeu platina tripla nos Estados Unidos. Tornou-se um fenômeno, e o terceiro longa estreou nos cinemas.

O mais interessante é que o produto se tornou multimídia. Além dos filmes e discos, “High School Musical” gerou uma turnê mundial, programas de TV regionais (“O Desafio”), um spin-off com Ashley Tisdale (Sharpay) e uma enorme linha de produtos licenciados. Marcou toda uma geração de crianças e adolescentes e a Disney, sem um produto forte atualmente, quer resgatar isso aproveitando a comemoração de dez anos.