O ator Erom Cordeio (de “Em Nome do Jogo”) está ensaiando para estrear o espetáculo “Laio & Crísipo” no dia 25 de junho, no Espaço Sesc, em Copacabana. A peça é baseada no mito grego de Laio, o primeiro registro ocidental de uma obra cuja temática principal é uma relação homoafetiva. Ele, que já interpretou um peão gay na novela “América” (com a polêmica da cena do beijo cortada pela Globo), fará par romântico com o ator Ravel de Andrade (do filme “Não Pare Na Pista”) desta vez.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A história acompanha as fugas de Laio na Grécia antiga. Ele deixa Tebas por causa de uma sangrenta disputa pelo trono e é acolhido pelo rei Pélops da Frígia, que o nomeia mestre do seu herdeiro, o adolescente Crísipo. Mas logo mestre e pupilo se envolvem amorosamente, e o rei amaldiçoa Laio. Os dois, então, fogem de volta para Tebas, onde a jovem Jocasta (interpretada por Carolina Ferman, de “Desalinho”) está prometida a Laio. Obrigado a se casar com ela, o protagonista se vê no meio de um triângulo amoroso bissexual. O texto é de Pedro Kosovski (de “Edypop”)

O espetáculo será apresentado como parte da comemoração do aniversário de dez anos da Aquela Cia. de Teatro, que estará ocupando o Espaço Sesc. Além dessa peça, haverá também “Caranguejo Overdrive”, sobre a volta de um soldado ao Rio após a guerra no Paraguai. A companhia tem como característica a relação da cena com a música, e não é diferente neste caso. A trilha sonora, executada ao vivo, foi especialmente composta para “Laio & Crísipo”, com exceção de uma música do Eurythmics. “Somos movidos pela ideia de construir um espetáculo através de um processo aberto, que se renova a cada ensaio, onde atores e músicos são também criadores”, diz o diretor Marcos André Nunes (de “Edypop”).

_____
SERVIÇO: qui a sáb, 21h; dom, 20h. R$ 20 (ou R$ 5 para associados do Sesc). 80 min. Classificação: 16 anos. De 25 de junho até 19 de julho. Espaço Sesc – Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana. Tel: 2547-0156.