Anunciaram nesta sexta (15/1) que o ator Felipe de Carolis (de “Incêndios”) fará a montagem brasileira de “We Will Rock You”, musical com canções do Queen, em São Paulo. Com isso, ele totaliza três espetáculos programados para 2016. O ator também fará sessões especiais de “Incêndios” no Rio de Janeiro, além de algumas viagens em datas específicas, e estreará “Céus”, outro texto de Wajdi Mouawad, com direção de Aderbal Freire-Filho (também de “Incêndios”), no segundo semestre. “We Will Rock You” marca seu retorno ao teatro musical, após “Beatles Num Céu de Diamantes”.

(Foto: Reprodução / Zazone Fraissat / Folhapress)
(Foto: Reprodução / Zazone Fraissat / Folhapress)

– Eu estava com muita saudade de fazer musical, e queria muito fazer o quanto antes, mas não imaginei que fosse conseguir fazer algum no primeiro semestre. Tanto que, no ano passado, teve algumas audições ao mesmo tempo e eu não participei, porque sabia que meu ano estava comprometido com peças e trabalhos audiovisuais, coisas que ainda estão sendo divulgadas. Mas veio a proposta do ‘We Will Rock You’ e fiquei muito empolgado em fazer algo que não tem nada a ver com o que já fiz. É completamente diferente. Cantar rock é completamente fora da minha região de conforto. Eu sou um barítono lírico, então cantar Queen é um desafio enorme para mim. – conta ao Teatro em Cena.

Ao contrário do que foi divulgado, seu personagem nesse musical jukebox se chama Toca (Buddy/Pop) – e não Galileu. Toca é um dos três papeis principais masculinos, descrito como um roqueiro hippie, que protege Galileu. Felipe de Carolis é o ator mais jovem do mundo a pegar o papel. “We Will Rock You” já teve dezenas de montagens internacionais, além da original do West End, onde ficou em cartaz por 12 anos. A brasileira será uma versão própria, e não uma franquia padronizada. Há liberdade para criar, o que deixou o ator muito interessado.

– Sempre que escolho um trabalho, escolho por duas premissas: uma é que tenho que acrescentar alguma coisa ao espetáculo, e a outra, a principal, é o que o espetáculo pode acrescentar na minha vida. Isso é o que mais me chama para fazer coisas diferentes. O ‘We Will Rock You’ tem um elenco superexperiente. Eu não posso falar ainda quem são os outros dois homens protagonistas, mas são donos de vozes que admiro há anos. Um deles é meu ídolo desde que eu tinha uns 13 anos de idade e o assistia em São Paulo. O que me faz estar em um trabalho como esse é aprender, crescer.

Antes de aceitar o convite, ele diz que pediu a bênção a quatro pessoas: Aderbal Freire-Filho, Marieta Severo (com quem contracenou em “Incêndios” e na novela “Verdades Secretas”), e os diretores Charles Möeller e Claudio Botelho, com quem trabalhou no “Beatles…” e em “O Despertar da Primavera”. “Conversei com cada um. Eles me abençoaram, me deram beijinho e eu vim”.

Enquanto ensaia “We Will Rock You” para estreia 9 de março no Teatro Santander (SP), Felipe também se dedica ao projeto de “Céus”, como ator-produtor. Após o sucesso de “Incêndios”, que arrebatou o público e faturou vários prêmios, ele adquiriu os direitos dessa outra peça de Wajdi. Ele a encenará com Silvia Buarque (de “Ideia Fixa”).