(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
A atriz Fernanda Montenegro (de “Viver Sem Tempos Mortos”) deu início a um projeto especial neste mês. Ela está percorrendo teatros fora do eixo Centro-Zona Sul fazendo leituras de Nelson Rodrigues, seguidas de um bate-papo. Tudo com entrada franca. Nesta semana, ela se apresenta na Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, na terça (10/5) às 19h, e no Sesc São João de Meriti na quinta (12/5) às 19h. Para assistir, é preciso fazer uma inscrição antecipada por telefone:

ARENINHA CARIOCA HERMETO PASCOAL: 3463-4945.
SESC SÃO JOÃO DE MERITI: 2755-6536.

O evento se chama “Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo” e é baseado no livro homônimo de Sonia Rodrigues, filha do dramaturgo. A obra reúne entrevistas dele, coletadas em acervos públicos e particulares, relembrando suas opiniões polêmicas e suas máximas citadas até hoje.

Fernanda Montenegro, vale lembrar, foi a motivação para o texto de “O Beijo no Asfalto”. Nelson Rodrigues escreveu a peça por encomenda para ela, que telefonou insistentemente ao longo de oito meses pedindo um texto inédito. A atriz também seria a escolhida original para estrelar “Toda Nudez Será Castigada”, mas teve que abrir mão do papel por estar grávida do primeiro filho. Cleyde Yáconis ficou com o trabalho. Mas Fernanda fez as adaptações de “Vestido de Noiva” para a TV e “A Falecida” para o teatro.