Caminhando para sua 4ª edição, o FESTE – Festival Estudantil de Esquetes está com inscrições abertas até o dia 30 de abril. O evento é voltado exclusivamente para estudantes do 6º ano ao Ensino Médio, incluindo os que se formaram em 2016 – incentivando, assim, a produção dramatúrgica de adolescentes e grupos escolares. O festival está marcado para 20 de maio, no Colégio Imaculada Conceição, em Botafogo, e distribuirá troféus e bolsas de estudo para os vencedores nas categorias esquete, ator, ator coadjuvante, atriz, atriz coadjuvante, concepção artística e voto popular.

Registro do grupo vencedor da 3ª edição do FESTE (Foto: Divulgação)

O FESTE existe desde 2013 e já entende as necessidades e o comportamento dos grupos teatrais de adolescentes. A maioria das inscrições vem de grupos pequenos – monólogo, dupla ou trio – e tendem para a comédia, embora todos os gêneros sejam aceitos. Quanto à temática, é sempre diversificada. “O público estudantil é muito específico e geralmente conta com poucos recursos. A gente vê que a formação de grupos geralmente vem de colégios que tem aulas de teatro, porque tem um professor que coordena o grupo”, aponta o produtor Deco Mansilha, um dos responsáveis pelo evento, “a gente tenta fazer contato com esses professores e incentivar a participação deles”. A formação de grupos e também de plateia é um dos objetos do evento: fomentar uma produção criativa em nascimento.

Outro foco do festival é realizar o intercâmbio entre os grupos teatrais de diferentes escolas, que geralmente não se encontram. “É uma forma de juntar alunos de colégio diferentes, que vibram e pensam teatro, e querem saber como é a produção de outras escolas. Geralmente, os grupos são voltados para dentro do próprio colégio, então não tem uma rede”, sublinha Deco Mansilha, “quase nenhum festival de teatro trabalha com colegiais. Para esses alunos, falta incentivo. Eles não acreditam que é possível fazer arte porque tudo é distante da realidade deles”.

No FESTE, podem participar tanto estudantes de escolas públicas quanto privadas, sem distinção. Para se inscrever, é necessário o envio de uma cópia do texto ou um vídeo com imagens do ensaio; foto do documento escolar dos envolvidos; ficha de inscrição preenchida; e comprovante do pagamento da taxa de R$ 50 – que é investida na própria realização do festival. Confira todos os detalhes no edital.