A partir desta semana, os cariocas vão contar com mais uma sala de teatro na cidade. Ela fica na Rua Santa Alexandrina, nº 1.011, no Rio Comprido, na sede da Fundação Cesgranrio. O teatro, que leva o nome da fundação, vai abrir suas portas nesta semana. Para a inauguração, a curadoria montou uma agenda de três espetáculos com entrada franca para o público. O primeiro será “Rio, Eu Gosto de Você”, com ritmos variados e poesias de Manuel Bandeira (1886-1968) e Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). A apresentação está marcada para sexta (20/5) às 20h.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

“Uma Noite na Ópera”, nos dias 10 e 11 de junho, e “Maria Antonieta, a Última Rainha da França”, nos dias 18 e 19 de junho, completarão essa agenda especial de inauguração. Juntos, compõe um convite para que o público conheça o local, sem custos, antes do início das atividades com cobrança de bilheteria. As três peças, além disso, têm classificação livre.

– Esperamos contribuir também com a formação de plateias entre a população carioca, cuja ampla maioria não tem hábito de frequentar teatros. – diz Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio, em mensagem enviada à imprensa – Igualmente importante é apoiar e louvar a laboriosa classe teatral que, a despeito das dificuldades encontradas, consegue pôr de pé espetáculos fantásticos que confirmam, sem dúvida, o teatro como arte pura, em uma cumplicidade entre um roteiro, a interpretação dos artistas e o ser humano a quem se destina.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O local tem 840 metros quadrados, plateia, balcão, cabine de luz e som, ribalta aérea, palco com porão, urdimento e varandas. A capacidade é para 300 espectadores. O cenógrafo José Dias, consultor do projeto arquitetado por Jorge Delmas, destaca também as 19 varas elétricas e varas de cenário. “De fato, esse espaço oferece todos os equipamentos necessários ao fazer artístico”.

Nessa fase de inauguração, quem quiser assistir aos espetáculos pode reservar os ingressos a partir da terça-feira de cada semana do espetáculo. Para isso, há o site ingressorapido.com e o telefone 2103-9682 das 14h às 19h. Cada pessoa pode reservar até duas entradas. Para retirá-las, é necessário comparecer até às 19h no dia da apresentação. As sessões são sempre às 20h.