Grátis: A Tempestade, de Shakespeare, tem curta temporada no CCBB

Em tempos de vacas magras, nada melhor para o público teatral do que programação gratuita. E se for Shakespeare, então? É o que está rolando no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) desde o fim de semana passado. “A Tempestade”, último espetáculo escrito por William Shakespeare (1564-1616), faz curta temporada – só até o próximo domingo (29/5) – com entrada franca. As sessões ocorrem de quarta a domingo, sempre às 19h, com distribuição de senhas na bilheteria uma hora antes da apresentação. A sala tem capacidade para 175 espectadores por vez.

(Foto: Johnny Simões)

(Foto: Johnny Simões)

A novidade faz parte do Fórum Shakespeare, evento que celebra a obra do dramaturgo desde 1995 com a proposta de promover um intercâmbio artístico internacional. A montagem de “A Tempestade”, por exemplo, tem atores brasileiros no elenco – escolhidos por audições em parceria com o grupo Nós do Morro – mas é dirigida por Vik Sivalingam, da Malásia. Ele já foi diretor residente do Royal Shakespeare Company, em Londres. Para os brasileiros, trouxe sua maneira rápida de levantar uma peça: quatro semanas de ensaios.

– No início, acho que o mais importante foi lidar com a ansiedade dos atores, porque este modelo de trabalho é novo para eles. No Reino Unido, nós estamos muito acostumados. Já montei Shakespeare em três semanas e meia. É possível! – diz o diretor, que trabalhou com a tradução da peça assinada por Barbara Heliodora (1923-2015), grande estudiosa do dramaturgo no Brasil.

“A Tempestade” conta a história do Duque de Milão Próspero, sua filha Miranda e os servos Ariel e Caliban, levados à força para uma ilha por causa de traições políticas. Próspero, que é mago, causa um naufrágio para se vingar de seus desafetos, levando-os também para a ilha e enlouquecendo-os, além de tentar perceber ali um potencial noivo para sua filha.

_____
SERVIÇO: qua a dom, 19h. Entrada franca: distribuição de senhas 1h antes. 90 min. Classificação: 14 anos. Até 29 de maio. Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB – Teatro 1 – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Tel: 3808-2020.