Um tributo ao diretor e dramaturgo Naum Alves de Souza (1942-2016) acontece nesta segunda (23/5), às 21h, no Teatro Poeira, em Botafogo, com entrada gratuita para o público. O evento vai reunir três gerações de atores que foram dirigidos por Naum nas diferentes montagens de “A Aurora da Minha Vida”, uma das peças mais emblemáticas de sua carreira. No palco, nomes como Marieta Severo e Pedro Paulo Rangel, da montagem original de 1982; Guilherme Piva, Bel Kutner e Luisa Thiré, da montagem de 2004; e André Dias, Helga Nemeczyk, Victor Maia e Ana Velloso, da versão musical de 2011, vão ler trechos da obra. A ideia é mesmo homenagear Naum, que morreu no dia 9 de abril.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

“A Aurora da Minha Vida” é inspirada nas memórias do próprio Naum e se passa em uma sala de aula dos anos 1970, acompanhando um grupo de estudantes até a formatura. Os personagens são arquétipos como o quieto, a gorda, o adiantado, as gêmeas, o órfão, o puxa-saco e o bobo. O texto, inclusive, já foi publicado em forma de livro.

O evento que vai resgatar a obra ganhou o nome de “As Auroras das Nossas Vidas – Um Tributo a Naum Alves de Souza” e vem sendo organizado pelo ator Gustavo Wabner (de “Como Me Tornei Estúpido”), que trabalhou por 15 anos ao lado do encenador. Ele atuou em suas peças e foi seu assistente de direção. Na leitura desta segunda, ele é o responsável pela direção. Nathalia Timberg (de “33 Variações”), Gilberto Gawronski (de “Ato de Comunhão”) e Silvia Buarque (de “Ideia Fixa”) também participarão.

Marieta Severo, Pedro Paulo Rangel e Nathalia Timberg: destaques do tributo (Fotos: Reprodução)
Marieta Severo, Pedro Paulo Rangel e Nathalia Timberg: destaques do tributo (Fotos: Reprodução)

O tributo é sujeito a lotação (o teatro é bem pequeno), e durará cerca de uma hora. O Teatro Poeira fica na Rua São João Batista, nº 104, em Botafogo.