“Blackbird” volta aos palcos neste mês. Um dos 21 espetáculos mais populares do Teatro em Cena em 2014, ele trata do reencontro de um pedófilo com sua vítima 15 anos após o crime, em um ambiente claustrofóbico. O texto polêmico do escocês David Harrower será apresentado a partir do dia 21 no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico. A temporada vai até 27 de setembro.

(Foto: Victor Damasceno)
(Foto: Victor Damasceno)

Na trama, um homem de 56 anos de idade recebe a visita desconfortável de uma mulher de 27 anos em seu local de trabalho. É a primeira vez que eles se encontram desde que ele foi preso por manter um relacionamento amoroso de três meses com ela, 15 anos antes, quando a jovem era menor de idade. Após cumprir a pena de pedofilia, ele muda de nome e de cidade, e consegue estabelecer uma vida razoavelmente bem sucedida – até que a garota crescida o reconhece em uma revista, descobre seu endereço e vai atrás dele. Os protagonistas são Viviani Rayes (de “Uma Sociedade”) e Yashar Zambuzzi (de “Um Violinista no Telhado”).

OPINIÃO: Blackbird reflete tabu a partir de reencontro de pedófilo e abusada

A peça, que trata de ética, moral e tabu, é inspirada em um caso real de pedofilia. Com este trabalho, David Harrower ganhou o prêmio de revelação no Festival Internacional de Edimburgo em 2005 e o de melhor espetáculo no Laurence Olivier Award em 2007. No Brasil, a montagem é assinada pelo diretor Bruce Gomlevky (de “Um Estranho No Ninho”).

_____
SERVIÇO: sex a sáb, 21h; dom, 20h. R$ 40. 90 min. Classificação: 16 anos. De 21 de agosto até 27 de setembro. Espaço Tom Jobim – Jardim Botânico – Rua Jardim Botânico, 1009 – Jardim Botânico. Tel: 2274-7012.