O espetáculo “Hominus Brasilis”, que gerou burburinho em suas últimas temporadas, com indicações aos prêmios Shell e Cesgranrio, vai reestrear na quarta (30/9), na Sede das Cias, na Lapa. Em cena, quatro atores utilizam o corpo e sonoplastia vocal, ao vivo, para contar a trajetória do homem no mundo. E tudo isso acontece em uma plataforma retangular de 2m x 1m – é só o que há de cenário. O objetivo é realmente dispensar recursos para fazer uma encenação totalmente voltada para corpo e vozes.

(Foto: Jaqueline Sapim)
(Foto: Jaqueline Sapim)

Essa é uma criação da Cia. Teatro Manual, idealizada por Matheus Lima (de “Oikos”) e Helena Marques, que fazem parte do elenco. Eles contracenam com Dio Cavalcanti e Patrícia Ubeda (de “Oikos”). O espetáculo ainda tem supervisão de cena de Julio Adrião, de “A Descoberta das Américas”.

Resultado de uma ampla pesquisa sobre a vida humana na Terra, a peça sintetiza a história do Big Bang até os dias atuais em apenas 60 minutos. Mas está tudo lá: o surgimento da vida, a extinção dos dinossauros, a expansão marítima da Europa, as guerras e eventos marcantes para brasileiros, como a chegada dos portugueses, a escravidão, a ditadura militar e… a morte de Ayrton Senna.

_____
SERVIÇO: qua a sex, 20h. R$ 30. 60 min. Classificação: 10 anos. Até 23 de outubro. Sede das Cias – Escadaria Selarón – Rua Manual Carneiro, 12 – Lapa. Tel: 2137-1271.