A peça “Incêndios”, protagonizada por Marieta Severo (de “As Centenárias”) e dirigida por Aderbal Freire-Filho (de “Deixa Que Eu Te Ame”), voltará para uma temporada de quase quatro meses no Teatro Poeira, em Botafogo, a partir de sexta (4/4). Será o retorno do espetáculo, que concorre a dez troféus no Prêmio APTR, aos palcos cariocas, depois de uma turnê nacional. “A passagem pelas capitais fora do eixo Rio-São Paulo foi avassaladora”, contra o ator e produtor Felipe de Carolis (de “Beatles Num Céu de Diamantes”), idealizador do projeto. “Estávamos habituados ao aconchego do Poeira e tivemos plateias enormes, atentas, inteligentes e sedentas por fechar o quebra-cabeça proposto. Tenho a impressão que voltamos mais explosivos”.

(Foto: Leo Aversa)
(Foto: Leo Aversa)

Um sucesso, o texto do libanês Wajdi Mouawad repete no Brasil o sucesso internacional. Além das indicações ao APTR, que acontece no dia 8, a peça também rendeu o Prêmio Shell de Melhor Direção para o Aderbal Freire-Filho e o Prêmio Questão de Crítica de Melhor Ator para Marcio Vito (de “Cozinha e Dependências”). “Além da engenharia e inteligência do Wajdi, credito o sucesso da peça ao trabalho de equipe. Temos atores de todas as gerações trabalhando juntos, e todos funcionam como engrenagens uns para os outros”, aponta Felipe ao Teatro em Cena. O elenco é completado por Keli Freitas (de “Mente Mentira”), Kelzy Ecard (de “A Confissão de Leontina ”), Fabianna de Mello e Souza (de “Instantâneos”), Julio Machado (de “As Meninas”) e Isaac Bernat (de “Besta do Marido”).

A trama, que também foi adaptada para o cinema, conta a história da árabe Nawal, que teve a vida atravessada por uma guerra civil de décadas e passou os últimos anos em um exílio voluntário no Ocidente. Quando morre, deixa em testamento uma missão para o casal de filhos gêmeos: encontrar o pai e também um irmão perdido no Oriente. “Wajdi Mouawad tem a capacidade de fazer com que todos os personagens sejam vítimas e carrascos, assim como acontece cotidianamente em nossas vidas, em momentos distintos e por circunstâncias inevitáveis”, observa o produtor.

Serviço:
Teatro Poeira
Rua São João Batista, 104 – Botafogo. Tel: 2537-8053.
Temporada: 4 de abril a 27 de julho.
Dias e horários: sextas e sábados, às 21h; domingos, às 19h.
Preço: R$ 90.
Duração: 120 minutos.
Classificação etária: 14 anos