O espetáculo “Insetos”, que marca a comemoração dos 30 anos da Cia. dos Atores, está de volta ao Rio de Janeiro depois de uma turnê nacional. Ele reestreia na sexta (30/11), com sua 130ª apresentação, na Sede das Cias, na Lapa. Será uma curta temporada de apenas duas semanas, com apresentações de sexta a segunda-feira. Nesta temporada, o ator Gustavo Gasparani (de “Zeca Pagodinho – Uma História de Amor ao Samba”) assume um dos personagens, originalmente feito por Marcelo Valle (de “Como É Cruel Viver Assim”) na temporada de estreia no ano passado.

(Foto: Elisa Mendes)

Como o título indica, a peça é protagonizada por insetos. O dramaturgo Jô Bilac (o mesmo de “Conselho de Classe”, outro sucesso da cia. teatral) desloca o discurso sobre questões políticas e sociais para o inseto, com objetivo de poder traçar um olhar sobre o humano com distanciamento. Na história, aparecem cigarra, gafanhoto, barata, louva-a-deus, besouro, mariposa, borboleta, mosquito, cupim e formiga, entre outros. Além de Gasparani, o elenco conta com Cesar Augusto (de “Conselho de Classe”), Marcelo Olinto (de “Conselho de Classe”) e Susana Ribeiro (de “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical”), dirigidos por Rodrigo Portella (de “Tom na Fazenda”).

“Essa peça me permite trabalhar o lugar do atrito entre o cômico e o trágico, refletido no estado de guerra proposto pelo texto. Trabalhamos entre o universo microscópico e invisível dos insetos e o nosso universo”, diz o premiado diretor, que concorre novamente ao Prêmio Shell de melhor direção. Ao todo, “Insetos” concorre em 12 categorias diversas premiações – Shell, Cesgranrio, Botequim Cultural, Aplauso Brasil e Cenym.

(Foto: Guga Melgar)

_____
SERVIÇO: sex a seg, 20h. R$ 50. 80 min. Classificação: 14 anos. Até 10 de dezembro. Sede das Cias – Escadaria Selarón – Rua Manoel Carneiro, 12 – Lapa. Tel: 2137-1271.