Juca de Oliveira leva Rei Lear ao Teatro dos Quatro

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O ator Juca de Oliveira (de “Happy-Hour”) volta aos palcos cariocas com o espetáculo “Rei Lear”, de William Shakespeare. Ele ficará em cartaz no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, a partir desta quinta (16/10). Com direção de Elias Andreato (de “Meu Deus!”), a montagem se diferencia de outras por ser a primeira encenada como espetáculo solo. Em cena, Juca de Oliveira interpreta seis personagens.

A peça já foi apresentada em São Paulo. É o quarto Shakespeare de Juca de Oliveira, que já fez “Júlio César” (1966), “Ricardo III” (1975) e “Otelo” (1982). “Meus professores costumavam dizer: quando quiserem saber algo sobre a trágica aventura do homem sobre a Terra, leiam Shakespeare. Hoje, mais do que nunca, filhos e filhas, modernos clones de Goneril e Regan, continuam expulsando de casa os velhos pais para encarcera-los em asilos, até a morte. Puro Shakespeare. Puro Rei Lear”, filosofa.

Na história do espetáculo, o velho Lear, rei da Bretanha, decide dividir seu reino entre suas três filhas. Ao fazer a partilha, acaba sensibilizado pelos discursos bajuladores das ambiciosas Goneril e Regan, e renega Cordélia, filha mais nova que, preferindo manter-se íntegra, recusa-se a bajular o pai. Com o tempo, vê-se que Cordélia era a única merecedora do trono e do afeto de Lear, a essa altura já enredado nas armadilhas das filhas mais velhas.

A temporada vai até 30 de novembro no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea. As sessões serão de quinta a sábado às 19h e domingo às 18h30, com ingressos a R$ 60 (quinta e sexta) e R$ 80 (sábado e domingo). A classificação etária é de 14 anos.