Juliana Lohmann (de “Mulheres Superadas”) emendou o fim da novela “I Love Paraisópolis” com a estreia da peça “Roma”, no Espaço Cultural Sergio Porto, no Humaitá. São dois universos muito distintos. Não há nada mais “de massa” do que uma novela da TV Globo. Em contrapartida, “Roma” só permite 30 espectadores por sessão, dando um ar de exclusivo. É uma característica da Cia. Teatro Íntimo, responsável pela peça. “Nunca tinha participado de um espetáculo assim, tão íntimo. É um movimento constante de troca. Recebemos a plateia, a aproximamos de nós, a servimos, fazemos com que ela tenha experiências não só visuais e auditivas, mas também sensoriais, com o paladar, o olfato, o tato. Olhamos nos olhos de cada um e nos deixamos ser olhados”, a atriz conta ao Teatro em Cena. “Estamos sendo afetados pelo público e o afetando durante todo o espetáculo de uma maneira forte e delicada”.

Juliana Lohmann e Linn Jardim: par romântico em "Roma" (Foto: Carol Beiriz)
Juliana Lohmann e Linn Jardim: par romântico em “Roma” (Foto: Carol Beiriz)

Escrita por Guilherme Prates e dirigida por Renato Farias (de “Adélia”), ela se passa em um hotel em Roma (daí o título), durante a noite da virada do ano. Juliana é Isabella, a mulher que a brasileira Ana (papel de Linn Jardim, de “Mulheres de Caio”) conhece em uma festa de réveillon e leva para o quarto em que está hospedada. O espetáculo é conduzido por um jogo de meias verdades, sensualidade e sedução entre as personagens. “Fazer par romântico com uma mulher nunca foi uma questão, pelo contrário: o fato apenas enriqueceu a história do espetáculo dentro de mim e elevou meu grau de entrega”, garante a jovem, que na vida real namora o ator Pedro Nercessian (de “Bicho”). “Assisti a filmes sobre o assunto, observei e conversei com algumas mulheres, tracei a trajetória e momento anterior da personagem, mas o mais importante foi ter feito o exercício de aproximar a Isabella de mim, ao máximo, sem julgá-la em nenhum momento”. Por conta da temática lésbica, Juliana se vê mexendo com paradigmas, e espera conseguir gerar questionamentos e reflexões no público.

O beijo entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo, que é sempre uma questão na TV, não foi problema para ela. “Estamos contando uma história que vai além do beijo”. Nas fotos de divulgação, ela aparece de topless com a atriz Linn Jardim, que foi quem a convidou para o projeto. Bastante sensual. A atriz de 26 anos acredita em um “mundo plural”, livre de regras pré-estabelecidas impostas e reproduzidas automaticamente. “Às vezes carregamos opiniões que nem mesmo são nossas, que de certa forma foram introjetadas pelo círculo que habitamos”, reflete. “Mas acho que estamos no caminho da transformação. Estamos avançando em um movimento de aceitação de si e do outro”.

(Foto: Carol Beiriz)
(Foto: Carol Beiriz)
(Foto: Carol Beiriz)
(Foto: Carol Beiriz)

_____
SERVIÇO: sex e sáb, 21h; dom, 20h. R$ 30. 60 min. Classificação: 18 anos. Até 20 de dezembro. Espaço Cultural Sergio Porto – Rua Humaitá, 163 – Humaitá. Tel: 2535-3846.