(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Conhecido pelas montagens acadêmicas bombadas da UNIRIO, “The Book of Mormon” e “O Jovem Frankenstein”, o ator Luiz Gofman, de 24 anos, vai finalmente estrear no circuito comercial. Ele está no elenco de “Como Eliminar Seu Chefe”, musical com direção de Claudio Figueira (de “Sim! Eu Aceito! – O Musical do Casamento”), que começará sua temporada no dia 30 no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes. O ator foi convidado para atuar no ensemble após ser visto no papel principal de “O Jovem Frankenstein”. Foi Sabrina Korgut (de “As Noviças Rebeldes”), uma das protagonistas da peça, quem o indicou para o trabalho.

Aluno da graduação de Artes Cênicas da UNIRIO, Gofman cresceu no mundo artístico. Ele é sobrinho das atrizes Betty Gofman (de “Ensaio Geral, a Comédia do Verão”) e Rosane Gofman (de “Como Enlouquecer um Médico em um Dia”), e faz teatro no curso da Rosane na Tijuca desde a pré-adolescência. “Não me imagino fazendo outra coisa. Minha família toda é de atores, foi natural para mim. Minha mãe se formou como atriz, mas não exerce, e meu pai é ator e dirige a escola de teatro da minha tia, o TERG”, ele conta ao Teatro em Cena. Questionado se as tias famosas ajudam a abrir as portas, ele faz um balanço. Acredita que desperta a simpatia de pessoas que as conhecem, mas não passa disso. “Depois de um certo ponto, você tem que batalhar por si mesmo. Já fiz teste para ‘Malhação’ quando era adolescente e não deu em nada”.

Desde 2011, ele participa do projeto UNIRIO Teatro Musicado, coordenado pelo professor e diretor Rubens Lima Jr. Anualmente, são nove meses de ensaio para uma montagem teatral. Luiz Gofman participou de “Tommy” (2011), “Spamalot” (2012), “The Book of Mormon” (2013-2014), no qual substituiu Hugo Kerth (de “PoliticaMente Incorretos”) no papel principal nas últimas temporadas, e “O Jovem Frankenstein” (2015), como protagonista oficial. “Eu estava há muito tempo no projeto e, então, era um dos mais velhos lá. De repente, entrei nessa peça do Claudio, que sou o bebê do elenco”, comenta o ator, que também passou a fazer shows no chá da tarde da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa a partir de 2012. “Graças ao projeto do Rubinho, que amo, aprendi muito e tenho tanta experiência quanto quem está no mercado. Vejo que não devo em nada a meus colegas de elenco no quesito experiência, mesmo sendo tão novo”.

Luiz Gofman em "O Jovem Frankenstein" (Foto: Bia Herbstrith)
Luiz Gofman em “O Jovem Frankenstein” (Foto: Bia Herbstrith)

Para “Como Eliminar Seu Chefe”, que é uma adaptação da comédia cinematográfica “Nine to Five” (1980), com músicas de Dolly Parton, o elenco está ensaiando há dois meses, de segunda a sexta, das 14h às 22h. É um ritmo diferente do que Luiz Gofman estava acostumado, com Rubinho levando nove meses para levantar uma peça. Mas ele está gostando da novidade. “É exaustivo, corridíssimo, tem que pegar coreografia muito rápido, e nunca fui um exímio bailarino. Eu sou truqueiro mesmo (risos). Eu fico em casa estudando, ouvindo as gravações, vendo vídeos da coreografia para pegar. Mas achei que ia ser mais difícil do que está sendo”, conta o artista, que contracena com nomes como Gottsha (de “Às Terças”) e Tânia Alves (de “Palavra de Mulher”), além da Sabrina Korgut. “Eu praticamente nunca tinha trabalhado com outro diretor na minha vida, né? Mas está sendo interessante. Tô amando o Claudio. Tem bastante diferença no estilo, na visão, na abordagem”.

Feliz da vida por fazer um musical de grande porte pela primeira vez, e assim iniciar sua carreira fora do ambiente acadêmico, o ator torce para que “Como Eliminar Seu Chefe” faça sucesso e fique bastante tempo em cartaz. “Espero que a gente viaje, pelo menos para São Paulo. Aqui no Rio, estou feliz, porque a temporada já aumentou antes mesmo de começar. Ia até o fim de janeiro e agora vai até o fim de fevereiro!”.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

_____
SERVIÇO: qui e sex, 19h30; sáb, 17h e 20h; dom, 18h. R$ 80 (qui, sex e sáb e dom) e R$ 90 (sáb às 20h). 140 min. Classificação: 14 anos. A partir de 30 de outubro. Teatro Carlos Gomes – Praça Tiradentes, 19 – Centro. Tel: 2215-0556.