O espetáculo “Beije Minha Lápide”, que rendeu o Prêmio APTR de melhor ator para Marco Nanini, fará uma curtíssima temporada no Imperator, no Méier, em abril. Na peça, o ator faz uma homenagem ficcional ao Oscar Wilde, interpretando Bala, um fã preso por quebrar a barreira de vidro do túmulo do escritor no cemitério Père Lachaise, em Paris.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A proteção que separa os transeuntes do túmulo de Oscar Wilde realmente existe. Ela foi colocada por conta dos beijos que os fãs davam na lápide, desgastando-a aos poucas. “O texto tem muitas analogias com a vida e a obra de Wilde, com algumas citações mais explícitas e outras que se refletem nas falas e nas histórias das personagens. Quem não conhece Oscar Wilde vai entender perfeitamente e esperamos que saia querendo conhecê-lo mais”, explica Nanini.

Neste espetáculo, o ator se reuniu com a Cia. de Teatro Independente. Ele convidou o dramaturgo Jô Bilac (de “Conselho de Classe”) para escrever o texto e contracena com Paulo Verlings (de “Conselho de Classe”), Carolina Pismel e Júlia Marini (ambas de “Cachorro!”). É a primeira vez que ele trabalha com todos os artistas. “Foi muito legal ver o Nanini, super experiente, com a gente, que está começando agora”, Bilac diz ao Teatro em Cena. “Ele é muito legal. Ele é uma grande estrela, um grande artista, e não tem nenhum estrelismo. É uma pessoa tão sincera. Ele recebeu a mim e meus colegas da companhia, que somos de uma geração distante da dele, sem fazer diferença. Isso é tão legal. A gente faz arte e, se colocarmos barreiras, não faz o mínimo sentido. Até a peça fala sobre isso”.

O texto ficou pronto em um mês e rendeu indicações aos Prêmios Shell e APTR. A direção é de Bel Garcia (de “Conselho de Classe”), que destaca uma qualidade da obra: “O interessante é que o texto traz uma visão brasileira, de um autor brasileiro, sobre a história e o mito. Tem uma Paris retratada que pode ser um reflexo do Rio de Janeiro também”.

_____
SERVIÇO: sex e sáb, 21h; dom, 20h. R$ 50 (sex) e R$ 60 (sáb e dom). 80 min. Classificação: 16 anos. De 3 a 12 de abril. Imperator – Rua Dias da Cruz, 170 – Méier. Tel: 2596-1090.