Mart’nália e Maíra Freitas compõe para musical-tributo ao Ziraldo

O cartunista Ziraldo, que faz aniversário de 83 anos no mês que vem, vai ganhar um presente antecipado. Estreia no dia 12 deste mês o musical infantil “Quero Ser Ziraldo – Uma Aventura Pelas Obras do Autor”, no Teatro Fashion Mall, em São Conrado. O espetáculo mostra crianças criativas brincando de contar uma história com os personagens do escritor, embalada por canções originais criadas por Mart’nália e Maíra Freitas (filhas do Martinho da Vila), que assinam a direção musical.

(Foto: Nil Caniné)

(Foto: Nil Caniné)

Se o musical é voltado para as crianças, os adultos que leram a obra do Ziraldo na infância vão embarcar em uma nostalgia. Na trama, seis crianças estão cada uma com seu smartphone até que um trovão misterioso some com o sinal da Internet. Sem o plano virtual, elas resolvem brincar de contar história, passeando pelo universo do cartunista. Na aventura, a heroína Clarinha se junta com o menino Zeca, ajudados por Ziraldo (que é personagem na peça), e vão até a lua, encontram os meninos da Lua, os Zélens, descobrem a cor Flicts, encontram o astronauta perdido e sua namorada, são ajudados pela Super Mãe e Super Vó, juntam a Turma do Pererê na busca, viagem em um balão para voltar para a Terra.

Autor de dezenas de livros, como “O Menino Maluquinho”, Ziraldo é um entusiasta da peça. Ela surgiu de maneira despretensiosa no Paraná, em 2004, quando o diretor Fernando Philbert (de “Silêncios Claros”) fez uma montagem com 12 crianças, contando a história do menino que queria ser Ziraldo e viajava pelo mundo da imaginação. O escritor assistiu ao espetáculo na época, ficou emocionado e desejou que ele viesse para o Rio de Janeiro. Onze anos depois, repaginado e com texto de Luiz Estellita Lins (de “Mania de Explicação”), “Quero ser Ziraldo” finalmente chega à cidade. No elenco, estão nomes como João Velho (de “Edypop”) e Juliana Oristânio (de “Conto de Verão”).

_____
SERVIÇO: sáb e dom, 17h30. R$ 60. Classificação: livre. De 12 de setembro até 29 de novembro. Teatro Fashion Mall – Shopping Fashion Mall – Estrada da Gávea, 899 – São Conrado. Tel: 2422-9800.