Ganhador de quatro Tony Awards na Broadway, o musical “Avenida Q” vai ganhar uma montagem em Fortaleza no mês de julho, com temporada no Teatro ViaSul. O diretor Andre Gress e o produtor Allan Deberton estão em busca de novos talentos para formar o elenco de sete atores e dois substitutos, e decidiram abrir audições no Rio de Janeiro, além da capital cearense. Os testes ocorrerão em março e os interessados podem se inscrever até o dia 10 de fevereiro.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O projeto visa incluir o Ceará no circuito de teatro musical no Brasil, que já é o terceiro maior mercado desse tipo de produção. Para a seleção de elenco, além de Andre e Allan, a banca examinadora contará com o manipulador de bonecos Zé Clayton (que trabalhou na montagem carioca de Charles Möeller e Claudio Botelho) e o diretor musical Miguel Briamonte (de “Cats”, “Chicago” e “Miss Saigon”, entre outros). Na montagem, serão mantidas as versões em português criadas por Claudio Botelho em 2009.

Foi o espetáculo carioca, na verdade, que serviu de inspiração para a montagem cearense. Allan Deberton assistiu ao musical cinco vezes no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, e ficou apaixonado. “Era um sonho montar no Ceará”. Os direitos internacionais foram adquiridos em 2012, quando ele conheceu André Gress e os dois se uniram nesse projeto. “Nosso ‘Avenida Q’ promete divertir, emocionar e impressionar. Trata-se do primeiro musical da Broadway montado, oficialmente, no nosso estado. Estamos trabalhando com uma equipe de peso, criando e transformando aqui”, ressalta.

Na trama, Princeton é um jovem recém-formado e sonha em morar na Avenida A de Nova York, mas, por conta de suas condições financeiras, vai parar na Avenida Q. Lá, sua vizinhança é composta por tipos como uma psicóloga sem pacientes, um monstro e um desempregado que sonha ser comediante. O grande chamariz do espetáculo, no entanto, é que ele é protagonizado por atores e fantoches em cena. Veja o vídeo abaixo para entender:

As inscrições para as audições devem ser feitas pelo site www.avenidaq.com, ressaltando que o prazo é até 10 de fevereiro.