Programa para as férias da criançada. O ator e produtor Alexandre Lino (de “O Duende Rumpelstiltskin”) promove neste mês a I Mostra de Teatro Infantil Para Toda a Família, com quatro espetáculos, no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana. A programação começa no próximo sábado (9/1) e vai até o dia 31. É uma peça diferente por fim de semana, sempre sábado e domingo às 17h, com 50 minutos de duração, e ingressos a R$ 30 (valor da inteira).

Compõe a programação “O Boi da Cara Preta”, “As Aventuras de Pinóquio”, “O Duende Rumpelstiltskin” e “O Pulgo e o Elefante”. No primeiro fim de semana, nos dias 9 e 10, a opção é “As Aventuras de Pinóquio”, que já foi eleito o melhor infantil pelos leitores do Rio Show. A história do boneco de madeira mentiroso é contada por quatro atores, com direção da ítalo-brasileira Carina Casuscelli.

"As Aventuras do Pinóquio" (Foto: Divulgação)
“As Aventuras do Pinóquio” (Foto: Divulgação)

Produtor de três das peças da mostra, Alexandre Lino assina a curadoria do evento e opta pela denominação “teatro para família”, que é usada na Espanha para o teatro infantil. Ela leva em conta que a família desempenha um papel fundamental na criação do hábito das crianças irem ao teatro. Por isso, os espetáculos da mostra se preocupam em se comunicar tanto com as crianças quanto com os pais.

Confira a programação:
DIAS 9 e 10 de JANEIRO – SÁBADO E DOMINGO às 17h
AS AVENTURAS DE PINÓQUIO
– A peça conta a história e as incríveis aventuras do boneco de madeira que ganha vida e sonha em ser um menino de verdade. Conto que está no imaginário popular desde a sua criação no final do século XIX na Itália e é no Brasil uma das lendas mais contadas para as crianças. O grilo, a fada, a raposa, o peixe cão, e vários outros personagens são lembrados nessa fantasia tão delicada quanto divertida. Para se manter fiel ao original o autor Daniel Porto (de O Pastor, Acabou o Pó e O Duende Rumpelstiltskin) e o Produtor Alexandre Lino foram à Florença na Itália fazer toda a pesquisa e trazer material para essa montagem. A direção é da ítalo brasileira Carina Casuscelli.
Autor: Daniel Porto. Direção: Carina Causcelli. Com: Antonio Carlos Feio, Luciana Victor, Gabriel Jacques e João Fraga.

DIAS 16 e 17 de JANEIRO – SÁBADO E DOMINGO às 17h
O BOI DA CARA PRETA
– A peça conta a história de uma menina (Rosa) que ao ouvir a cantiga do Boi da Cara Preta cantarolada por seu pai, fica muito intrigada e curiosa para conhecer este boi. Filha de Francisco, a menina é órfã de mãe. Tecnológica e com vocabulário moderninho, ela e seu pai vão passar uns dias na fazenda, o que para a menina é um programa meio esquisito já que vive num mundo virtual paralelo. Na fazenda conhece Antonio, um garoto de 12 anos que diferente de Rosa adora o campo, o verde, os bichos e adorar brincar de pés descalços. Durante as férias na fazenda, ela conhece o tal O Boi da Cara Preta com fama de malvado. Este encontro divertido se transforma em grandes surpresas e muita festa.
Autor: Barbara Duvivier. Direção: Daniel Dias da Silva. Com: Mariana Martins, João Fraga, Leo Campos, Amanda Borghetti e Paulo Roque.

"O Pulgo e o Elefante" (Foto: Janderson Pires)
“O Pulgo e o Elefante” (Foto: Janderson Pires)

DIAS 23 e 24 de JANEIRO – SÁBADO E DOMINGO às 17h
O PULGO e O ELEFANTE
– livremente inspirado no livro “História de Dois Amores”, escrito em 1985 pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, a montagem do grupo O QUE CONTA O SABIÁ, leva à cena uma linda história de amizade entre um ELEFANTE e um PULGO, que atravessam desertos, enfrentam inimigos e, por fim, encontram a felicidade no elixir do amor: O Elefante vence sua timidez e se apaixona pela mais bela elefanta africana e o Pulgo não faz por menos, encontrar sua parceira ideal, a pulga azul. Além desse enredo recheado de poesia do magistral poeta mineiro, o grupo O QUE CONTA O SABIÁ, criou músicas inéditas que ilustram as ações dos personagens ao longo da encenação.
Autor: Alexandra Velásquez. Direção: Tom Pires. Com: Alexandra Velásquez, Carolina Laura e Tom Pires. Stand in: Danny Stenzel e Leandro Mariz.

DIAS 30 e 31 de JANEIRO – SÁBADO E DOMINGO às 17h
O DUENDE RUMPESLTILTISKIN
– A história do Duende que não pode ter seu nome revelado e se aproveita das fragilidades de uma jovem camponesa, aprisionada pelo Rei numa torre para transformar palha em ouro. A peça tem alguns truques de mágica e trilha sonora original tocada no acordeon pelo músico e diretor musical da peça Tibor Fittel.
Autor: Daniel Porto. Direção: Daniel Dias da Silva. Com: Alexandre Lino e Natália Régia.

_____
SERVIÇO: sáb e dom, 17h. R$ 30. 50 min. Classificação: livre. De 9 de janeiro até 31 de janeiro. Teatro Glaucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, s/n – Copacabana. Tel: 2332-7904.