Musical American Idiot, do Green Day, será montado no Brasil

“American Idiot” vai ganhar uma montagem brasileira! O musical da Broadway, com canções da banda de punk rock Green Day, terá direção de Mauro Mendonça Filho (de “No Retrovisor”) e deverá estrear em janeiro de 2017 no Rio de Janeiro, segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo. Detalhes sobre a produção ainda são mantidos em sigilo.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Criado por Billie Joe Armstrong, o vocalista do Green Day, o espetáculo leva o nome de uma das músicas famosas da banda. Ele é, na verdade, uma adaptação do álbum homônimo, lançado em 2004, contando a história de trabalhadores dos subúrbios em busca de redenção em um mundo cheio de frustração. Na Broadway, onde ficou em cartaz por um ano entre 2010 e 2011, o musical foi estrelado por John Gallagher Jr. (de “Spring Awakening”), Tony Vincent (de “Jesus Christ Superstar”), Stark Sands (de “Kinky Boots”), Michael Esper (de “The Last Ship”), Rebecca Naomi Jones (de “Hedwig and the Angry Inch”), Christina Sajous (de “Spider-Man Turn Off the Dark”) e Mary Faber (de “How to Succeed In Business Without Really Trying”).

Todas as músicas do álbum “American Idiot” compõe o espetáculo, além de algumas do disco “21st Century Breakdown” (2009) e outras menos conhecidas. O álbum que dá título à peça é apresentado na ordem original da tracklist – idealização do Billie Joe Amstrong, que assina o texto em parceria com o diretor Michael Mayer (vencedor do Tony Awards por “Spring Awakening”).

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Na Broadway, o espetáculo não foi exatamente um sucesso. Quando Billie Joe Amstrong assumia um dos personagens, as vendas dos ingressos aumentavam, mas quando ele saía do elenco, tornavam a cair. A produção recebeu apenas os Tony Awards técnicos: de melhor luz e cenário de musical, mas levou o Grammy de melhor álbum de teatro musical. Curiosamente, seis anos antes, “American Idiot”, o álbum do Green Day, já havia recebido o Grammy de melhor disco de rock. A peça também já fez turnê pela América do Norte e pelo Reino Unido, além de ganhar uma montagem no West End.

No Brasil, o espetáculo marcará o retorno do diretor Mauro Mendonça Filho ao teatro. Filho de Rosamaria Murtinho (de “Dorotéia”) e Mauro Mendonça (de “Caixa Dois”), ele tem se destacado na TV ao imprimir uma estética diferente em trabalhos como “Dupla Identidade” (2014), a série do serial killer interpretado por Bruno Gagliasso, e “Verdades Secretas” (2015), a novela sobre o submundo das agências de modelo. Ele, inclusive, já recebeu o Emmy Internacional pelo remake de “O Astro” (2011).

Veja a apresentação de “American Idiot” no Tony Awards: