Em cartaz na Broadway há pouco mais de seis meses, o musical hip-hop “Hamilton”, de Lin-Manuel Miranda (de “In the Heights”), se consagrou na segunda (15/2) com a vitória do Grammy Awards. Ele concorria contra “An American In Paris”, “Fun Home”, “The King and I” e “Something Rotten!” na categoria melhor álbum de teatro musical e levou o troféu.

Lin-Manuel Miranda e o ator Alex Lacamoire (Foto: Reprodução)
Lin-Manuel Miranda e o ator Alex Lacamoire (Foto: Reprodução)

O favoritismo do espetáculo, que conta a história do primeiro secretário do tesouro americano, Alexander Hamilton, já era claro. Dentre todos os indicados, a organização do Grammy havia selecionado “Hamilton” para uma apresentação na cerimônia. O vídeo pode ser visto abaixo. Para Lin-Manuel Miranda, é o segundo Grammy que ele recebe. O primeiro foi por “In the Heights” (que ganhou uma montagem brasileira, “Nas Alturas”).

“Hamilton” começou como off-Broadway, no Public Theater, e se tornou uma sensação, com ingressos esgotados. Quando estreou no Richard Rodgers Theatre, na Broadway em si, vendeu mais de 200 mil ingressos na pré-venda, abrindo a temporada com faturamento de US$ 27,6 milhões de bilheteria. Atualmente, já são 47,5 milhões, de acordo com o Playbill Vault.