“Um Amigo Diferente?”, musical infantil adaptado do livro homônimo de Claudia Werneck, ganhou duas sessões extras no Teatro Ipanema. Elas ocorrerão no feriado de quinta (20/11), às 10h e às 14h30, com entrada franca. Escrito e dirigido por Marcos Nauer (ator de “Qualquer Gato Vira-Lata Tem Uma Vida Sexual Mais Sadia Que a Nossa”), o espetáculo existe desde 2011 (mas está com uma montagem nova) e é considerado o primeiro a oferecer todos os recursos de acessibilidade. Isso inclui intérprete de libras, legenda eletrônica, audiodescrição, visita guiada ao cenário, reserva de assentos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, atendimento prioritário a pessoas com deficiência e folder em braile, em letra ampliada e em meio digital.

(Foto: Paulo Rodrigues)
(Foto: Paulo Rodrigues)

A peça é símbolo da campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos”, da ONG Escola de Gente em parceria com o Ministério da Cultura. Foi a atriz Tatá Werneck, filha de Claudia, a pioneira em colocar a arte a serviço da inclusão, quando criou, em 2003, um grupo de teatro com espetáculos com todos os recursos de acessibilidade. É ela, também, que assina as letras das canções do musical infantil, junto com Marcos Nauer, Moira Braga, Fábio Nunes e André Vieri.

Na trama, Lucas (Paulo Ricardo Filho, de “Com o Rio na Barriga”) é um menino de nove anos que sempre foi considerado esquisito pelos vizinhos e colegas de classe. Seu grande sonho é ser um astro do rock. Na véspera do seu aniversário, o irmão mais velho o desafia a conseguir dois amigos, em troca de seu álbum de figurinhas. Lucas topa o desafio e, com a ajuda de seu fiel gato Bandidão (Bruno Nunes, de “The Book of Mormon”) vai tentar de todas as formas encontrar a verdadeira amizade. No percurso desta aventura, o menino descobre que quanto mais diferentes são as pessoas, mais divertida é a vida.

(Foto: Paulo Rodrigues)
(Foto: Paulo Rodrigues)

O elenco conta ainda com Arthur Ienzura (de “Meu Nome É Ernesto”), João Canedo (de “A Culpa Não É Das Estrelas”), Marina Mota, Suzana Felske (de “O Reino da Gataria”) e Stephanie Goebbels (de “Gota D’Água”, do CEFTEM). A direção musical é de Liliane Secco (de “Quase Normal”).

SERVIÇO
Teatro Ipanema – Rua Prudente de Moraes, 824 – Ipanema. Tel.: 21-2267-3750.
Dias e horários: sábados e domingos às 16h.
Ingresso: gratuito.
Horário de funcionamento da bilheteria para entrega de senhas: das 14h às 22h, de quarta a sábado. Domingo, das 14h às 21h.
Duração: 60 minutos.
Classificação etária: livre. Recomendação etária: a partir de 5 anos.
OBS.: As visitas ao cenário para cegos serão realizadas 30 minutos antes do início do espetáculo.
Até 14 de dezembro.

AGENDAMENTO DE SESSÕES PARA ESCOLAS
Contato: Margarita Ieong – [email protected]
Serão realizadas em 19/11, 26/11, 03/12, 10/12.