Montado para inaugurar o Teatro Porto Seguro em São Paulo, “Nine – Um Musical Felliniano” já tem data para estrear no Rio de Janeiro. O espetáculo, assinado pela dupla Charles Möeller e Claudio Botelho (de “Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical”), chegará aos palcos cariocas no dia 8 de outubro. A informação foi revelada pela atriz Totia Meireles (de “Gypsy”), uma das integrantes do elenco, durante o Prêmio Reverência, nesta semana.

(Foto: Leo Aversa)
(Foto: Leo Aversa)

Essa é a montagem mais recente dos diretores e conta com figurinos de Lino Villaventura e os veteranos Malu Rodrigues (de “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”) e Nicola Lama (de “Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical”) no elenco principal. Além disso, o espetáculo traz a estreia de Carol Castro (de “Dona Flor e Seus Dois Maridos”) e Letícia Birkheuer (de “Até o Sol Nascer”) no teatro musical. Beatriz Segall, a eterna Odete Roitman, também participou da temporada paulista.

Na história, o cineasta Guido Contini (Nicola Lama) está com um bloqueio criativo e resolve passar alguns dias em um spa em Veneza, onde encontra – em diferentes planos, como realidade, memória, fantasia, sonho – todas as mulheres de sua vida: a mãe, a esposa, a amante, a musa de seus filmes, a prostituta e a produtora. O texto é de Arthur Kopit, com letras e músicas de Maury Yeston. A montagem original da Broadway (1982) levou cinco Tony Awards, e a trama também foi adaptada para o cinema em 2009, com quatro indicações ao Oscar.