O esquete “O Povo, o Rei e o Bufão do Rei”, de alunos da UNIRIO, da UFRJ e da Escola Martins Penna, é o grande vencedor da 7ª edição do FESTU – Festival de Teatro Universitário. Ele recebeu quatro troféus na Mostra Nacional Competitiva, finalizada no sábado (7/10), no Teatro SESI Centro. Levou os prêmios de melhor esquete, direção, cenografia e iluminação (esses três últimos para Ricardo Rocha). O esquete é descrito como uma paródia sobre a relação de poder do povo com seu governante, fruto de uma pesquisa sobre a dramaturgia de Matéi Visniec.
O grupo vencedor recebe patrocínio de R$ 30 mil para montar um espetáculo, que já tem sua participação garantida no Festival de Curitiba em 2018 e na Mostra de Espetáculos do 8º FESTU. Além disso, o trabalho desenvolvido também cumprirá temporada em 2018 na Caixa Cultural. Além disso, Ricardo ganha uma bolsa na CAL para mergulho teatral, seis meses de bolsa na escola O Tablado, seis meses de bolda no Centro de Movimento Deborah Colker e vaga em workshop intensivo de férias em teatro musical no CEFTEM.
Neste ano, 27 esquetes foram selecionados para a mostra competitiva entre 152 inscritos. Os trabalhos apresentados ao público e ao júri foram do Rio, Brasília, Curitiba, Niterói e Salvador.
Veja a lista completa de vencedores:
Melhor Esquete: “O Povo, o Rei e o bufão do Rei”
Melhor Esquete pelo Júri Popular: Império de Anjos.
Melhor Texto Original: Pablo Pêgas com o esquete “Anamnese”.
Melhor Direção: Ricardo Rocha com o esquete “O Povo, o Rei e o Bufão do Rei”.
Melhor Ator: Pablo Pêgas do esquete “Anamnese”.
Melhor Atriz: Bruna Martini com o esquete “Ab-Reação”.
Melhor Trilha Sonora: Wallace Cardoso, João Nazaré, Graciana Valladares do esquete “Império de Anjos”
Melhor Figurino: Dora de Assis do esquete “Baldes”.
Melhor Cenografia: Ricardo Rocha do esquete “O Povo, o Rei e o bufão do rei”
Melhor Iluminação: Ricardo Rocha do esquete “O Povo, o Rei e o bufão do rei”.